
Veja o que é e como aplicar a hiperpersonalização no e-commerce
Novas ferramentas de IA e mudanças no comportamento dos consumidores expandem o uso de hiperpersonalização do e-commerce. Saiba mais e veja como aplicar:
A personalização se tornou uma das prioridades no varejo digital, visto que os clientes têm diferentes hábitos e comportamentos, e encontrar formas específicas de atendê-los aumenta a conversão e a compra. Porém, nos últimos anos, a capacidade de coletar e analisar dados aumentou e ficou mais precisa, tornando possível a hiperpersonalização no e-commerce.
O conceito ainda não é tão popular, mas seu uso tem se tornado mais constante conforme ferramentas de Inteligência Artificial passam a se popularizar e ser acessadas por mais profissionais.
O que é hiperpersonalização no e-commerce?
A tendência por personalização ao lidar com clientes, seja no atendimento ou nas compras, não é de hoje. O hábito de comprar online se acentuou exponencialmente nos últimos anos, e hoje as pessoas se sentem mais confiantes para comprar pela internet.
Uma pesquisa da Octadesk de 2023 apontou que a maioria dos consumidores começou a comprar online nos últimos cinco anos, e para 64% deles, a frequência de compra pela internet aumentou.
Com isso, as pessoas também ajustaram seu comportamento e passaram a dar mais valor a experiências personalizadas. Uma pesquisa de 2022 apontou que 76% dos consumidores buscaram customização na hora de comprar online.
Isso vai desde comprar de uma empresa nova, até aderir a diferentes métodos de pagamento ou ainda incluir mais itens na compra.
Mas o que, exatamente, significa personalizar a experiência de compra? Na prática, isso envolve uma série de ações que se alinham com as expectativas dos consumidores, tornando mais eficaz a conversão das vendas.
E para fazer isso, é necessário colher e analisar dados, questão que também vem se transformando e atualizando nos últimos anos. Inovações tecnológicas e soluções como Big Data, além da evolução da Inteligência Artificial, permitem que esse processo seja aprimorado, gerando uma hiperpersonalização. Entenda onde aplicar esse método para aprimorar a experiência do cliente:
Chatbots
Os chatbots estão se tornando mais completos e, assim, capazes de atender com eficiências dúvidas e comentários de clientes. Com o uso de IA é possível identificar as necessidades dos consumidores e oferecer soluções personalizadas em tempo real.
Recomendações
É comum que e-commerces façam recomendações de produtos com base nas pesquisas dos usuários, e a ideia é que a hiperpersonalização torne esse processo ainda mais assertivo.
Além de itens que sejam relacionados ao que está sendo pesquisado, as recomendações podem incluir outras buscas feitas anteriormente.
Ofertas customizadas
Outra possibilidade é fazer ofertas e promoções de acordo com o perfil do cliente. Com a coleta de dados e programações específicas, é possível entender certos comportamentos de clientes e, quando lida com um que não visitava o site há um tempo, pode promover uma oferta específica para ele, por exemplo.
Anúncios diferentes
Da mesma forma dá para fazer ofertas e promoções específicas, a hiperpersonalização pode ser aplicada em banners pelo site, por exemplo. Com a tecnologia certa, é possível reconhecer um cliente que fez compras de roupas de verão em janeiro do ano anterior, por exemplo, e fazer anúncios de peças alinhadas com o que foi comprado, porém, com a coleção atual.
Como aplicar a hiperpersonalização no e-commerce?
Esse formato pode ser atrativo para as vendas, mas exige planejamento, adequação digital e, possivelmente, profissionais capacitados para implementar essas mudanças. Mas os resultados podem impactar não só as vendas, como a reputação e qualificação da loja. Veja como aplicar em cinco passos:
1- Crie estratégias para a coleta de dados
É necessário desenvolver uma estratégia para entender quais informações a empresa deseja coletar, lembrando, claro, de seguir a LGPD e manter o consumidor informado do que está sendo coletado.
Identifique quais são as informações relevantes, que deseja analisar e que serão usadas para essa personalização.
2- Unifique as informações
Para ser capaz de fazer uma oferta hiperpersonalizada, todas as áreas da empresa, como marketing, vendas e atendimento precisam ter acesso às mesmas informações. Isso permite que todos saibam em detalhes quem é esse cliente, como ele chegou ao e-commerce, se ele já comprou antes, que tipo de pesquisas faz.
Essa informação permite que todas as áreas criem estratégias específicas para cada etapa da jornada do consumidor.
3- Utilize a IA
Ferramentas de Inteligência Artificial ajudam não só a identificar e analisar os dados, mas são essenciais para que essa personalização seja posta em prática, seja através de anúncios, e-mails ou atendimento.
4- Lembre-se do omnichannel
Uma das formas de aplicar a hiperpersonalização de maneira eficiente é entendendo que os consumidores utilizam diferentes canais. O omnichannel permite que a empresa esteja presente em todos, e tenha uma visão mais ampla do comportamento e desejos do cliente.
5- Faça ajustes
Somente com o processo em andamento é que será possível identificar a eficiência das estratégias. Além disso, as informações coletadas podem levar a novas propostas e métodos para atrair os clientes.
Portanto, entenda que essa solução pode exigir testes e ajustes com o tempo, para que traga resultados.
Soluções dependentes de alta tecnologia, como a hiperpersonalização no e-commerce, indicam um novo caminho para a atuação das empresas. Quanto antes elas entenderem a necessidade de embarcar em novas tecnologias, mais rápido elas criarão identificação com os consumidores.