Clube de assinaturas: como apostar nesse modelo de negócio
Conheça essa modelo de negócios e veja começar a vender on-line e criar uma base de clientes apostando nesta tendência
Você já ouviu falar nos clubes de assinatura? Esse modelo de negócio caiu no gosto popular brasileiro e já virou tendência pela variedade de opções, além da praticidade. Com esse serviço, é possível receber em casa novidades de forma regular e, para quem busca uma oportunidade de empreender, pode ser a chance de começar uma loja on-line.
Esse formato oferece uma possibilidade de começar um negócio com investimento menor. Os conteúdos são variados e vão desde itens de papelaria a alimentação e bebidas.
O que é um clube de assinatura?
O clube de assinatura é um serviço onde o cliente paga um valor fixo para receber produtos regularmente. A periodicidade depende do negócio e pode ser mensal, quinzenal ou semanal.
Com isso, o usuário faz um plano e é cobrado mensalmente para receber em casa itens que geralmente são surpresa, dentro do produto escolhido. Ao assinar um serviço de vinhos, por exemplo, ele pode receber safras e até produções de diferentes países, e só saberá o conteúdo quando a caixa chegar. Veja algumas vantagens de criar um clube de assinatura:
Estabilidade financeira
A pessoa pode até mudar de ideia e cancelar a inscrição, mas a tendência é que a empresa possa contar com essa renda a longo prazo. Além de oferecer estabilidade, permite um planejamento financeiro mais eficiente.
Fidelização
É uma ferramenta eficaz para fidelizar os clientes, pois oferece uma experiência prática e única que, se atender às expectativas do público, fortalece o relacionamento. Além disso, ao se identificar e aprovar o serviço, as pessoas estarão mais propensas a falar bem do conteúdo e indicar para amigos e familiares.
Divulgação de marcas
Para quem está começando uma marca, é uma maneira de divulgar o negócio. Com a assinatura do box, o cliente terá contato com os lançamentos e poderá experimentar na prática as novidades.
Customização
Uma das principais tendências para quem atua no varejo é a customização, já que a segmentação permite identificar nichos específicos de público e criar soluções personalizadas. Além da conveniência de receber em casa, ainda gera expectativa nos clientes.
Como criar um clube de assinatura?
Antes de criar um clube de assinatura é preciso fazer um planejamento e analisar aspectos como periodicidade, produto e estoque. Portanto, confira nosso passo a passo para começar:
1- Defina seu produto
Existem muitas oportunidades para atuar neste segmento, desde produtos digitais, até serviços ou itens físicos. É preciso analisar qual será o ramo de atuação e o que estará disponível no box, para poder definir também o público-alvo e regularidade dos envios.
No caso das assinaturas, é importante ter em mente que a caixa com produtos é o negócio e o conteúdo precisa ser irresistível para que o cliente se proponha a receber regularmente. Também é preciso pensar em variedade, escolher itens com valor de mercado e em alguns casos até desenvolver temas.
2- Diversifique os planos
Pode ser que um potencial cliente queira receber a caixa uma vez para então definir se seguirá com o serviço. Além disso, algumas pessoas podem ter interesse mas não estão dispostas a embolsar um valor muito alto todo mês.
Por isso, ao definir o produto é preciso precificar corretamente, mas oferecer diferentes opções de planos para os clientes.
3- Invista na divulgação do clube
Para tornar o negócio competitivo, é preciso posicioná-lo no mercado, divulgando para o público de interesse e destacando os diferenciais. Isso também inclui divulgar nas redes sociais, tanto dando dicas para quem assina quanto gerando curiosidade em quem pode se identificar.
4- Planeje seu estoque
Assim como em qualquer e-commerce, planejar o estoque é parte integral para garantir a satisfação dos clientes e evitar custos excessivos. Para quem pretende atuar de casa, está começando ou precisa de um espaço adequado, climatizado e com opções de tamanhos, um Self Storage é um aliado.
Além da segurança 24 horas, o box pode ser personalizado para atender ao tipo de produto e, se o negócio crescer, o tamanho dos espaços também pode aumentar para atender a nova demanda.
5- Fique atento às tendências
Caso não tenha um produto ou ramo definido, identifique os setores onde os clubes se destacam e as tendências do e-commerce. Áreas como estética e beleza, saúde e bem-estar e pet são alguns dos que estão em alta. Outro destaque entre os clubes são as bebidas, que também tem um leque amplo, incluindo clubes de chás, café, vinhos, destilados e cervejas.
Plataformas para começar
Hoje existem diversas plataformas gratuitas ou com baixo custo para quem quer começar um e-commerce e, aproveitando a tendência dos clubes, alguns portais também se especializaram nesse tipo de serviço e melhor, ainda oferecem versões gratuitas.
Portanto, quem quiser começar um clube de assinatura pode fazê-lo sem pagar, basta escolher a plataforma adequada. Confira algumas opções:
Betalabs
Criada por alunos da FGV, a Betalabs conta com clientes de campos variados, desde papelaria, como a Faber-Castell, até peixarias.
Alumy
Especializada em clubes de assinatura, a Alumy é uma ferramenta intuitiva e que permite a personalização, inclusive dos tipos de pacote para assinantes.
HeroSpark
Além de produtos físicos, a HeroSpark também é adequada para quem vende infoprodutos, como ebooks, cursos, templates. Ainda oferece a possibilidade de criar landing pages e fazer disparos de e-mail marketing.
Para quem quer começar 2024 com um novo projeto e apostando no empreendedorismo, o clube de assinatura é uma ótima aposta pelo baixo investimento e bom potencial de crescimento.