Por que ter um blog é importante para o seu negócio?
Entenda como esse formato que começou junto com a internet ainda segue em alta, e porque é importante para as empresas
Lá nos anos 1990, quando a internet ainda começava a se popularizar e acessá-la necessitava uma conexão discada, um dos primeiros fenômenos que começou a atrair usuários foram os blogs. As mensagens pessoais, com opiniões sobre assuntos diversos, foram os primórdios até mesmo das redes sociais e atraíram curiosos que começavam a surfar na internet. Mais de 30 anos depois, esse fenômeno continua e ter um blog é importante para os negócios.
Por incrível que pareça, em um universo que se transforma tanto, os blogs continuam em alta e relevantes. Eles sofreram mudanças também, claro, mas continuam tendo um papel central na comunicação, seja no jornalismo ou no marketing.
Quando surgiu, o blog funcionava como um diário, um canal onde pessoas anônimas ou conhecidas dividiam suas opiniões, comentários ou o que quer fosse. Com foco em texto, tinham uma característica muito pessoal, e atraíam leitores com base na identificação, ou curiosidade, dependendo da personalidade.
Com o tempo, eles se tornaram uma extensão dos sites jornalísticos: surgiram blogs para falar sobre política, economia, cultura e fofoca, até que se popularizou a figura do blogger, o que pode ser considerado o precursor do influenciador digital.
Não demorou muito para as empresas notarem esse potencial e, a partir dos anos 2000 essa ferramenta já era usada nos negócios. Desde então, o blog se transformou mas continua sendo um importante acréscimo para as empresas e uma ferramenta de apoio às vendas e construção de marca.
Por que ter um blog é importante para os negócios?
Quem atua com vendas, especialmente no meio digital, sabe como esse mercado é competitivo e ter os melhores preços, ou o melhor produto nem sempre é suficiente para dominar o segmento. São diversas estratégias, envolvendo diferentes setores que, juntas, garantirão o sucesso de uma marca. E o blog faz parte desse conjunto de estratégias.
Confira algumas de suas vantagens:
Visibilidade no Google
Um dos principais propósitos do blog é ajudar a empresa a rankear bem no site de pesquisas. Por isso os textos devem ser escritos seguindo as regras de SEO, determinadas pelo Google, e que estabelecem uma série de parâmetros que ajudarão a plataforma a entender que esse conteúdo é relevante.
Assim, fica mais fácil ter um texto logo nos primeiros resultados de busca, gerando mais tráfego para o site e aumentando os potenciais clientes.
Autoridade no assunto
Se a empresa tem diversos concorrentes, mas ninguém fala sobre o produto como eles, com certeza isso trará uma boa reputação. Ao mostrar que domina o tema, serviço e produto que vende, ou até mesmo o mercado onde está inserido, a marca se torna uma autoridade no assunto e aumenta sua relevância.
Compreensão do tema
Uma empresa que vende eletrodomésticos para casa, pode ter um blog com dicas sobre limpeza e organização, mostrando os lançamentos que facilitarão o dia a dia da faxina, e truques de limpeza que deixarão a casa em ordem. É o caso do Blog da Lu, do Magazine Luiza, que relaciona as soluções vendidas pela rede com dicas para o público-alvo.
Isso faz com que as pessoas vejam valor no que é vendido, e compreendam que há um conhecimento e pesquisa por trás dos anúncios de produtos.
Como começar um blog?
Existem algumas opções para começar a desenvolver um blog em termos de hospedagem.
A página pode ser feita em uma plataforma mais simples, como o WordPress, mas o ideal é que esteja relacionada ao site principal da marca.
Antes de sair escrevendo, é preciso responder algumas questões importantes: com quem estou falando? Sobre o que vou falar? Qual o meu objetivo com esse conteúdo?
Responder essas questões ajuda a dar um direcionamento adequado. No caso do Magazine Luiza, o objetivo é informar o público sobre como ter mais praticidade e conforto usando os produtos que podem ser encontrados na loja.
Saiba principalmente com quem está falando, e assim determine um cronograma de postagens. Não precisa ser diário nem semanal, mas precisa ter periodicidade, para que o usuário saiba que pode confiar na publicação.
Por fim, seja sincero. O conteúdo do blog não é o mesmo que o de um texto publicitário, que também deve ser honesto, mas tem mais liberdade para para exaltar as qualidades de um produto. Aqui, o que importante não é se o que eu vendo é o melhor, mas sim por que essa solução pode melhorar a vida das pessoas.
Compreender porque ter um blog é importante para os negócios leva a empresa a desenvolver conteúdos aprofundados que irão impressionar os clientes e tornar a marca mais relevante.