O que é Big Data e como utilizar no seu negócio
O Big Data se torna cada vez mais relevante conforme as tecnologias se aprimoram e a quantidade de dados disponíveis para o negócio aumenta. Entenda o conceito e como aplicá-lo:
Você sabe o que é Big Data? Provavelmente já ouviu falar no termo na empresa, ou leituras sobre tendências de mercado e até mesmo quando se trata de utilizar dados no negócio. A expressão, embora não seja nova, é cada vez mais relevante quando se trata de inovação tecnológica.
Quanto mais recursos digitais surgem para gerir um negócio, mais dados aparecem, e saber como computa-los e analisá-los é a base do Big Data. E com os avanços tecnológicos, a quantidade de informações cresce exponencialmente, se tornando essencial para desenvolver estratégias para as empresas.
Mas, isso só será eficiente se a empresa souber como organizar esses dados e transformá-los em estatísticas úteis para fazer previsões e criar um planejamento. E é com isso que o Big Data contribui.
O que é Big Data?
O termo em inglês, que pode ser traduzido como “grandes dados”, surgiu em 1997, justamente para tentar nomear o crescente volume de dados que aconteceu com a popularização da internet.
Trata-se de uma ciência, ainda recente, que representa esse alto volume e busca encontrar formas de tratá-lo, transformando-o em informações relevantes sobre um negócio.
Talvez não pensemos nisso enquanto utilizamos a internet, mas sempre que clicamos em uma página, utilizamos o aplicativo do banco, ou curtimos algo em uma rede social estamos gerando dados.
Quando se trata de empresas então, esse volume é ainda maior, já que são gerados documentos e informações a todo momento. O conjunto dessas informações, portanto, é o que representa o Big Data dentro de uma organização.
Com isso, o Big Data se trata de um conceito, mas se baseia em pilares sobre os quais ferramentas práticas serão utilizadas para avaliar esses dados. Esses pilares são conhecidos como os 5 V’s do Big Data, que representam as variantes que devem ser observadas ao lidar com essas informações. Confira quais são:
1- Volume
Essa é a medida principal, já que o volume é o fator que justifica a necessidade do Big Data, e de encontrar formas de lidar com essa alta informação. Para as empresas, o volume está relacionado ao espaço de armazenamento, ou seja, quais ferramentas e servidores serão utilizados para guardar esses dados.
2- Variedade
Essa variável aponta para a fonte e tipos de dados. As informações podem ser provenientes de diversos lugares, como redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, TikTok, ou outras ferramentas de marketing como e-mail marketing, pesquisas no Google, origem dos acessos ao site. Inclui também os tipos de dados, como imagens, documentos, vídeos ou planilhas.
3- Velocidade
Trata-se do tempo para que esse dado seja transmitido, desde um download, até a velocidade em que o dado é processado. Quanto mais rápida a informação for transmitida, mais rápida é a análise e tomada de decisão.
4- Veracidade
Não basta armazenar um dado, mas essa informação precisa ser confiável. Se as ferramentas utilizadas não permitirem esse filtro de forma adequada, o dado terá pouca utilidade.
Por isso, é necessário buscar informações de fontes adequadas, e utilizar plataformas que permitam selecionar os elementos que, de fato, são importantes para o negócio.
5- Valor
Por fim, o quinto V do Big Data diz respeito ao valor que esses dados têm para fazer análises informadas e relevantes para a criação de estratégias. Saber quantas curtidas um post tem pode ser importante, mas entender quantas compras são feitas através de um post patrocinado é mais relevante para medir a eficiência das estratégias nas redes sociais, por exemplo.
Como aplicar o Big Data
É provável que o seu negócio já atue com Big Data de alguma forma. Ao armazenar ou processar informações, estamos avaliando dados, sejam curtidas no Instagram, ou cliques em um botão no e-mail.
A aplicação do Big Data implica no uso de diversas ferramentas que permitem cruzar esses 5Vs e transformá-los em relatórios e métricas que servirão como base para o desenvolvimento de estratégias.
A Inteligência Artificial, por exemplo, usa Big Data para reunir e analisar um alto volume de informações, transformando-as em ações práticas. Quem utiliza uma ferramenta de atendimento ao cliente com IA precisa coletar determinados dados dos clientes para poder assistí-los da forma adequada.
Mas o atendimento ao cliente é apenas uma das formas que esses dados podem ser utilizados para aprimorar um negócio. O marketing também pode se beneficiar disso, seja através das já mencionadas redes sociais, ou das informações fornecidas pelo Google Analytics, e ainda ferramentas de inbound marketing.
O Big Data também pode ser utilizado no varejo, seja através de recomendações baseadas no perfil dos consumidores, ou ou até prestando serviços customizados de acordo com as preferências de cada um ou integrando canais com o omnichannel.
Pode parecer difícil entender o que é Big Data, mas com a alta dependência do digital, a verdade é que já aplicamos esse conceito no negócio. Se informar e entender como isso pode ajudar na empresa, porém, permite buscar informações mais relevantes e criar relatórios que fornecerão insights mais concretos sobre a eficiência das ações tomadas.