Como Evitar Stress Durante a Reforma
Reforma sem stress? Sim, isso existe!
Pensando em reformar? Mas quer reformar sua casa ou o apartamento sem ter que estressar com imprevistos ou bagunça, não é mesmo? Então a palavra-chave é uma só: organização.
Possíveis atrasos na finalização dos serviços contratados acontecem, mas o segredo é se preparar para todo e qualquer imprevisto que possa acontecer, afirmam profissionais. E para não sofrer, nem se preocupar ou se abater durante a renovação de seu lar, seguem aqui algumas dicas para a hora da reforma!
Defina bem seu orçamento
A organização deve estar presente em diversos momentos, e a primeira coisa a se fazer é planejar-se na hora de montar o orçamento. É fundamental saber exatamente o que quer e o que será necessário para colocar o plano em prática.
E, para isso, vale munir-se da ajuda de um bom arquiteto, invista em um profissional de confiança e capacitado. Ele poderá ajudar e orientar nas escolhas estudando todos os cenários possíveis, e apresentando soluções que melhor se adaptem às necessidades da obra e do seu bolso.
Contrate profissionais de confiança
Procurar um bom profissional significa também fugir de amadores. Peça referências e compare antes de contratar uma mão de obra. Busque por indicação de amigos e familiares que já tenham feito uma reforma.
Caso ninguém conheça um bom arquiteto procure por nomes em associações como ABD (Associação Brasileira dos Designers de Interiores) ou a CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), em seus sites sempre há indicações de bons profissionais. No caso de uma reforma mais simples, sem a necessidade intervenções na estrutura, contrate um designer de interiores.
Vale sempre lembrar que uma contratação errada gera uma obra mal executada, retrabalho com custo não previsto, e muita dor de cabeça.
Fique atento ao cronograma
Profissional escolhido, material pesquisado, agora é hora de se organizar para criar e cumprir um cronograma. Administrar uma obra vai além da compra de materiais.
Antes de começar vale a pena tentar reunir todos os profissionais que irão participar direta ou indiretamente da reforma. Compatibilize os serviços, questione prazos e calcule os possíveis atrasos para a realização do cronograma. Por exemplo, uma falta de mão de obra ou também um atraso na entrega de um fornecedor.
Organize o ambiente que será reformado e os materiais da obra
E por falar em entregas podemos entrar em outro ponto da organização da reforma, o espaço. Uma boa dica é ter um local para armazenar todo o material da reforma. Comprar tudo de uma vez no início da obra pode ajudar no orçamento, além de gerar um total controle dos gastos anulando possíveis atrasos.
Além de manter os equipamentos de construção em um local específico, evitando a bagunça, é possível valer-se do espaço locado para armazenar móveis e objetos que precisam ser protegidos durante a obra. Uma ação como essa pode, por exemplo, evitar acidentes como tinta em uma cadeira nova, ou uma lasca perdida de uma mesa de madeira.
Uma boa opção de armazenamento é o self storage, onde são alugados espaços chamados de box, com tamanhos variados, atendendo a necessidades variadas, que nesse caso é a de armazenar o seus itens sem riscos ou o material de construção excedente.
O DEPOSITe é um guarda-volumes em Sorocaba que oferece boxes monitorados 24h por dia com acesso restrito – a segurança não será um problema ou gasto a mais. Nesse caso, além de reduzir a bagunça em seu lar, também evita futuros problemas com estragos e até furtos, acabando com o stress e a dor de cabeça na hora de fazer os reparos tão sonhados no seu imóvel!