4 dicas para tirar seu e-commerce do vermelho
Hoje em dia, abrir uma loja virtual se tornou uma atividade razoavelmente simples, com todas as tecnologias e ferramentas à disposição. Contudo, ter problemas com custos de operação e entrar no vermelho pode ser ainda mais fácil.
É claro que operar no vermelho não deve significar o fim da empresa, mas é um alerta importante de que algo deve ser feito imediatamente. A primeira coisa é realizar um diagnóstico, isto é, descobrir a(s) causa(s) do problema para, em seguida, promover um replanejamento da empresa.
Como qualquer empresa, ainda que um pequeno e-commerce, é um organismo complexo, não há uma fórmula para sair do vermelho. Isso porque pode haver causas diferentes para um mesmo problema, envolvendo áreas ou setores específicos. No entanto, em geral as dificuldades se repetem e o que pode ser feito é traçar um panorama geral de ações que podem ajudar a melhorar a situação da sua loja virtual.
Foi pensando nisso que separamos 4 dicas para sair do vermelho e garantir a continuidade dos negócios:
- Investir na fidelização de clientes
Talvez o problema mais comum de lojas virtuais seja a flutuação das vendas mensais para clientes antigos. Em um e-commerce, pelo menos 50% das vendas do mês devem vir de clientes que já compraram produtos ou serviços da empresa.
Isso quer dizer duas coisas: em primeiro lugar, que não basta somente investir na captação de novos clientes, sendo fundamental investir na retenção de clientes antigos – afinal, eles já foram “conquistados”, o que reduz muito o custo das ações que podem ser feitas para atraí-los novamente. Exemplos: email marketing com descontos especiais e campanhas de anúncios exclusivas para este mailing.
Monitore constantemente seu índice de vendas para clientes antigos e invista sempre em ações voltadas para esta parcela do público. Não deixe a sua marca cair no esquecimento!
- Investir em treinamento e capacitação dos funcionários
Se você está no vermelho, é muito provável que esteja vendendo abaixo da média tanto para clientes antigos quanto para novos. As causas podem ser diversas, mas um fator essencial é o nível de capacitação da sua equipe para engajar clientes.
E calma, não é preciso investir em cursos caros e prejudicar ainda mais as suas finanças. Existem diversos cursos online gratuitos disponíveis, bem como videoaulas no YouTube e Webinars em diversas plataformas. Basta procurar pelo tema do seu interesse! Por exemplo “técnicas para vender mais no e-commerce” ou “como vender mais em minha loja virtual”.
- Repense o frete grátis
Se um cliente tem interesse em um ou mais produtos que você oferece e chegou até eles por meio da sua loja virtual, a parte mais difícil já foi e é bastante provável que ele compre. Mas, diante da concorrência, como garantir que ele de fato decida comprar na sua loja e não em outra?
É por isso que muitas lojas virtuais estabelecem frete grátis de forma indiscriminada para praticamente qualquer produto. Se você está no vermelho, pode esquecer a prática. O melhor é criar campanhas de frete grátis para produtos específicos, além de oferecer uma modalidade de cobrança (maior) para entrega rápida.
- Saia do aluguel
O aluguel de salas comerciais é, de longe, um dos maiores gastos fixos de uma empresa. Se você está no vermelho e aluga um imóvel para reuniões e/ou armazenamento de produtos, o jeito é mudar de lugar.
Uma excelente alternativa é o self storage, que oferece boxes privativos adequados para armazenar estoque, móveis, documentos, etc. Como são monitorados 24h por dia, com acesso restrito, segurança não será um problema ou gasto a mais. O Deposite, além dos boxes, ainda oferece salas equipadas que são ótimos espaços para reuniões.
Como falamos, não há fórmula para sair do vermelho. O melhor, não há dúvida, é seguir um planejamento rigoroso desde o início para evitar problemas. Mas, uma vez em baixa, seguir essa dicas é uma boa forma de recuperar as finanças e fechar o ano no azul.