Seu hobby pode virar um trabalho.
Seu hobby pode virar um trabalho
Você já pensou que aquilo que gosta de fazer nas horas vagas pode virar o seu ganha-pão?
Certamente você já ouviu histórias de pessoas que abandonaram uma profissão considerada tradicional, como advocacia ou engenharia, para se dedicar à cozinha ou à jardinagem. Maluquice? Bom, nem todo mundo pensa assim, e por isso transformaram o hobby em trabalho!
Atualmente, percebemos um movimento cada vez mais forte de retorno às nossas origens. Mais pessoas estão buscando uma vida mais saudável, uma alimentação mais natural, maior contato com a natureza, trabalhos nos quais também possam usar as mãos, e não só a cabeça.
Se antes esse tipo de atividade era estigmatizada, esta pré concepção vem perdendo força, não só porque existe uma valorização cada vez maior da satisfação pessoal e da qualidade de vida, mas também porque aos poucos descobre-se que é possível, sim, ser bem sucedido “fazendo artesanato” ou “cozinhando pra fora”.
Ou seja, se você tem esse sonho de fazer do seu hobby um trabalho, por que não começar a se planejar para que ele se concretize? Reunimos aqui algumas sugestões de como começar este movimento:
- Economize
É sempre bom ter segurança financeira quando consideramos mudanças radicais em nossas vidas. Por isso, antes de se jogar de cabeça, faça uma reserva. Assim, você pode não apenas investir em seu novo negócio como também terá a tranquilidade de saber que tem uma grana extra guardada para momentos difíceis.
- Invista em divulgação (online e offline)
Se você quer se sustentar fazendo vasos de cerâmica, por exemplo, só conseguirá se vender uma quantidade suficiente de itens todos os meses. Para que isso aconteça, o maior número possível de pessoas deve conhecer o seu trabalho! E é por isso que é tão importante investir (tempo e dinheiro) em divulgação.
Para divulgar online, você primeiro precisa ter um site e perfis nas mídias sociais. Recomendamos que você dê uma atenção especial ao Instagram, que por ser uma rede mais visual, ajuda muito na conquista de clientes. É claro que, para isso, você também precisa caprichar nas fotos e vídeos! Falando em vídeos, por que não criar um canal no YouTube com dicas e tutoriais?
Já a divulgação offline pode acontecer por meio de participação em eventos e feiras, como o Jardim Secreto em São Paulo, por exemplo.
- Tenha uma loja virtual
Uma excelente forma de alcançar um público maior e escalar as suas vendas é criando uma loja virtual. Ela pode estar dentro do seu site, fazer parte de um e-commerce coletivo como o Collector 55 ou ainda pode ser um perfil em sites como o Elo7, que funciona como vitrine e lojinha virtual.
- Profissionalize-se
Agora que você já tem site, loja virtual e participa de eventos para divulgar o seu trabalho, chegou a hora de profissionalizar. Talvez seja um bom momento para deixar de usar a mesa da sala de jantar como ateliê e alugar um espaço próprio para este fim. Ou, caso seu estoque esteja crescendo e o apartamento ficando apertado para guardar tanta coisa, que tal buscar outras soluções para armazenamento?
Nos dois casos, você pode alugar um box em uma empresa de Self Storage: seja para montar sua oficina quanto para estocar os objetos que produz. Se o seu novo negócio é um buffet , o Self Storage também é uma boa solução!
E por último, não desanime! Nenhuma transformação é fácil, mas pode ser o segredo para a sua felicidade.