6 passos para a gestão eficiente do seu estoque
6 passos para a gestão eficiente do seu estoque
Se preocupar com o gerenciamento adequado do seu estoque é fundamental para o sucesso do seu negócio
É preciso ter a consciência de que seu estoque nada mais é do que dinheiro guardado no formato de mercadorias. Ou seja, ser negligente com a gestão do estoque é o mesmo do que não cuidar das suas economias e de sua saúde financeira.
Então, no post de hoje, falaremos sobre os 6 passos para a gestão eficiente do seu estoque:
- Os produtos não podem faltar nem sobrar
Quando os produtos faltam, você perde vendas e gera uma experiência negativa, o que pode fazer com que você perca para sempre um cliente. Entretanto, estoque excessivo também causa problemas. E se você tem muitas unidades daquele produto que encalhou nas prateleiras? Ou se a sua malha logística não estiver preparada para o volume que existe no seu estoque? Logo, busque sempre pelo equilíbrio.
- Saber exatamente o que tem em seu estoque
Você tem uma “noção” do que tem em estoque, certo? Errado! É preciso saber exatamente o que e quanto a sua empresa está estocando. O controle eficiente é necessário e a nossa dica é que você atrele o controle de estoque às metas de vendas. Dessa forma, tendo a previsibilidade de quanto venderá em um determinado período, pode adequar o seu estoque à demanda.
- Estoque de segurança
Apesar do seu planejamento de vendas, às vezes as coisas podem não sair de acordo com o esperado e sua empresa pode acabar vendendo mais! Tá aí um problema bom, hein? Nesse momento, você precisa de uma margem de segurança, para garantir o melhor atendimento aos seus consumidores.
- Fique ligado em seu mercado de atuação
Uma forma de “prever os imprevistos” é estar sempre de olho no seu mercado. Essa análise é valiosa pois você pode descobrir oportunidades de vendas e já reabastecer o seu estoque com um determinado produto que está fazendo sucesso, antes que esgote.
- Espaço adequado para o armazenamento
Conheça todas as características do produto que você trabalha para que seja possível armazená-lo da melhor forma e no local ideal. Como nem sempre é possível estocar tudo dentro da própria empresa/loja, na hora de buscar por um espaço adicional avalie três pontos muito importantes: preço, estrutura e localização.
- Planejar reposição com antecedência
Zerar os estoques pode até soar bem, mas não é uma boa para a continuidade dos seus negócios, pois pode deixar alguns clientes frustrados. Planeje-se para repor os produtos com antecedência – e você só saberá a hora certa de fazer isso tendo total controle sobre o seu estoque!
Aqui fechamos o ciclo da gestão do estoque eficiente. Se gostou das dicas, deixe um comentário!