Self Storage, a alternativa para economizar!
Confira a matéria que saiu no terra.com a nova maneira de economizar!
Diante dos altos valores praticados pelo setor imobiliários nas grandes cidades, muitas empresas estão buscando formas de armazenar seus estoques a preços mais acessíveis. Uma das alternativas encontradas é o self storage, locação de espaços de armazenagem no formato box, geridos pelo próprio contratante.
Capacitação aumenta produtividade no varejo e franchising
No caso da Frutah!, que comercializa sucos naturais, este recurso é fundamental para a viabilidade do negócio. A empresa conta com três unidades em diferentes shoppings da capital paulista, e faz uso do self storage desde 2010. “A opção surgiu da necessidade. Como cada centímetro dentro do shopping tem custo muito alto, seria impossível manter o estoque dentro da própria loja. O preço do suco não seria viável comercialmente”, revela André Sanossian, um dos sócios da rede.
Luiz Eduardo Corrêa, sócio-proprietário da Minidocks, que oferece 300 espaços de self storage na capital paulista, explica que o aluguel de boxes vem despertando, cada vez mais, a atenção de empresas. “Inicialmente, a grande maioria da nossa receita vinha de pessoas físicas. Nos últimos tempos, porém, o interesse de empresas vem crescendo cerca de 20% por ano e, hoje, elas já representam 45% dos nossos clientes”, diz.
Um dos motivos que explicam este movimento é a redução de custos, porque não há despesas com IPTU nem com condomínio do local alugado. E, do ponto de vista do negócio, o fato de poder contar com um grande espaço de armazenagem a um preço relativamente baixo pode se refletir em importante vantagem competitiva.
“Usamos o self storage principalmente para colocar descartáveis. No entanto, para conseguirmos bons preços junto aos fornecedores, precisamos comprar em grandes quantidades, e isto não seria possível sem os boxes”, afirma Sanossian.
A necessidade de corte de custos em função da crise também vem motivando a mudança de empresas para espaços menores, o que aumenta a procura por boxes. “Outro setor que vem tendo uma grande demanda é o de e-commerces. Como estas empresas são tocadas, muitas vezes, em esquema home office, eles nos contratam para armazenar seus estoques”, destaca Corrêa.
Ele ainda cita a diversidade de espaços de armazenamento como outro ponto positivo do self storage. Com isso, a empresa ganha em flexibilidade, pois caso precise aumentar ou reduzir o estoque, basta se mudar para um espaço mais adequado. “Nossos contratos também são mensais, e podem ser rescindidos a qualquer momento sem multas”, diz o sócio-proprietário da Minidocks, destacando que o empreendimento conta com 32 diferentes opções de box, que vão de 2 m² a 70 m².
“Já tivemos um estoque menor quando éramos apenas duas lojas. Porém, assim que abrimos a terceira unidade, tivemos de ir para um box maior. Foi tudo feito de forma muito rápida. No mesmo dia, efetuamos a mudança e alteramos o contrato”, relata Sanossian.