Crowdfunding- um bom jeito de tirar sua ideia do papel
Você já ouviu falar em crowdfunding?
Antes de explicarmos o conceito, vamos imaginar dois cenários: você tem uma ideia empreendedora e tem dinheiro suficiente para investir; ou você tem essa mesma ideia, porém não tem capital para tirar seus planos do papel. Sabe a famosa vaquinha, em que muitos se juntam para ajudar a tornar realidade algo que um, apenas, não consegue fazer sozinho? É neste conceito que se baseia o crowdfunding.
Crowdfunding significa financiamento coletivo. Através de plataformas online, é possível divulgar projetos com o objetivo de conquistar colaboradores e angariar fundos para sua realização. A internet dá muito força a este tipo de iniciativa, uma vez que a sua ideia pode encantar pessoas do outro lado do mundo que terão interesse em apoiá-la – a distância não é uma barreira.
No Brasil, existem diversas plataformas de financiamento coletivo, sendo as mais conhecidas o Kickante (https://www.kickante.com.br/), Catarse (https://www.catarse.me/), Vakinha (https://www.vakinha.com.br/) e Benfeitoria (https://benfeitoria.com/). Essa modalidade vem se tornando cada vez mais popular, o que fica evidente quando avaliamos o montante que já foi doado através do crowdfunding no Brasil: mais de 180 milhões.
Se você se interessou e deseja publicar um projeto via crowdfunding, é preciso seguir alguns passos:
- Cada plataforma cobra um valor diferente de comissão – avalie qual é o melhor custo-benefício;
- Faça um cadastro completo, com informações detalhadas sobre a sua ideia de produto/serviço, seu plano de negócios, suas metas e descrição da sua empresa. Quanto mais detalhes, mais chances das pessoas “comprarem” a sua ideia, o que resulta em mais apoiadores!
- Determine uma recompensa. Ainda mais eficiente que um discurso convincente, uma recompensa em troca do apoio costuma ser a melhor forma de financiar seu projeto através do crowdfunding. Proponha cotas e, conforme o valor da contribuição aumenta, maior será também a recompensa. Exemplo: Quando seu projeto bater a meta e você conseguir tirá-lo do papel, os apoiadores o receberão em casa. Você também pode entregar vouchers, descontos, etc.
E aí, gostou dessa nova forma de fazer o seu negócio acontecer?