Prepare seu e-commerce para as vendas de Natal.
Todo mundo sabe que o Natal é uma época agitada e bastante rentável para o varejo. As lojas, tanto físicas quanto virtuais, aguardam por este período com grande expectativa, uma vez que a lucratividade tende a ser uma das maiores do ano. Contudo, para atender à demanda, é preciso estar preparado!
Neste post, falaremos sobre como os e-commerces podem se preparar para o boom nas vendas do final do ano:
- Promoções
Fazer promoções é uma boa tática para se diferenciar da concorrência, que costuma ser bastante acirrada no Natal. Aproveite para dar um desconto naquele produto que anda encalhado ou pratique o desconto progressivo: quanto mais o consumidor comprar em sua loja virtual, maior a porcentagem do desconto no final da compra. Conceder frete grátis para algumas regiões também é uma boa opção para atrair e reter clientes.
- Divulgação
De que adianta fazer promoções se ninguém souber delas? O mesmo vale para a sua marca, que deve ganhar destaque no final do ano. Invista em conteúdo para mídias sociais, publicidade online no Facebook e LinkedIn (dependendo o seu público-alvo) e também AdWords, para que o consumidor te encontre mais facilmente quando realizar uma busca no Google.
- Plataforma adaptada para a demanda
Agora que você já criou mecanismos para atrair o público, a sua plataforma de e-commerce precisa estar preparada para recebê-lo. Imagine se o cliente estiver navegando em seu site e ele sair do ar? Ou se ele não conseguir completar uma compra por mau funcionamento da plataforma ou servidor? O seu e-commerce precisa estar adaptado para atender o aumento de fluxo de visitantes – se você causar uma má experiência ao usuário, talvez ele nunca mais volte a fazer negócios com a sua empresa.
- Atendimento
É necessário redobrar a atenção ao atendimento nesta época: as pessoas certamente terão dúvidas e o desejo de fazer comentários ou reclamações. Seus canais digitais, telefone e SAC devem estar preparados para o pronto atendimento de qualquer solicitação.
- Estoque e logística
Se o seu e-commerce vai vender mais, o estoque precisa acompanhar o aumento da demanda. O mesmo vale para a logística – tudo precisa ser muito bem planejado para que não haja problemas com falta de produtos ou atrasos nas entregas. Considere locar um box numa empresa de Self Storage (os antigos guarda-móveis), para que funcionem como uma extensão temporária do seu estoque ou ponto de apoio logístico. Aumente suas vendas sem comprometer o caixa da sua empresa com longos contratos de locação de imóveis ou galpões.
Pronto(a) para vender mais no Natal?!