Mudança: o que fazer com móveis durante uma ausência temporária?
Descubra o que fazer com móveis enquanto você estiver ausente
Mudar sempre traz, em parte iguais, empolgação, apreensão e dúvidas. A mudança pode vir para fazer aquela viagem incrível com a qual você sempre sonhou, para ir em direção à vaga de emprego dos seus sonhos ou por algum tipo de imprevisto ou situação inesperada. Quando essas coisas acontecem, surge uma dúvida: o que fazer com os móveis? Quando você vai se mudar definitivamente, a resposta é simples já que basta vender ou levar junto com você. Mas e quando a mudança é temporária? Se você está passando por essa situação, saiba o que fazer com móveis durante uma ausência temporária.
Pense no tempo da sua ausência
Caso a sua viagem dure até quatro semanas, não é exatamente necessário que você faça algo em relação aos seus móveis já que é uma viagem mais curta. A partir do período de quatro semanas, entretanto, é fundamental que você considere a necessidade de proteger o seu patrimônio de alguma forma. Se você não tem uma ideia concreta de quando será o seu retorno é ainda mais importante pensar no que fazer com os seus móveis para evitar dores de cabeça no futuro.
Avalie o seu imóvel
A mesma situação será diferente entre imóveis próprios e alugados, já que é possível utilizar soluções diferentes. Caso o seu imóvel seja próprio, é possível deixar a casa ou apartamento fechado durante sua ausência. Isso, entretanto, pode ser prejudicial para as contas que continuarão a chegar, como a taxa mínima de luz ou o imposto. Por isso, a opção mais viável é alugar o local no regime de temporada ou pelo tempo que dure sua ausência.
Caso seu imóvel seja alugado e sua ausência seja superior a 4 semanas, a solução é uma só: devolver o imóvel e evitar pagar aluguel enquanto estiver ausente. Isso porque você já terá os custos da mudança e do local onde estiver e, se a isso for somado o aluguel da residência, sua renda pode ficar comprometida.
Em ambos os casos, entretanto, é preciso pensar no que fazer com móveis, já que até mesmo o aluguel do imóvel pode ou não incluir os móveis.
Conheça os seus móveis
Você já sabe por quanto tempo vai ficar fora e já sabe o que fazer com a residência, mas ainda não descobriu exatamente o que fazer com móveis. Para conseguir essa resposta é necessário, portanto, saber quais são os seus móveis, o que você tem e o que não é tão necessário.
Divida os móveis entre os que devem ser jogados fora, os que podem ser vendidos, os que precisam de reparo e os que devem ser mantidos de qualquer maneira, como as relíquias de família. Praticar o desapego por peças que não sejam úteis ou funcionais, irá te ajuda a resolver parte do problema com os seus móveis.
Tenha um self storage
Ainda que você decida alugar sua residência com os móveis dentro, alguns itens são mais importantes para você do que outros, e ,nesses casos, é fundamental ter um self storage. O mesmo acontece caso você decida devolver o imóvel para o proprietário – o uso de self storages garante que você possa guardar os seus móveis com conveniência e segurança.
Para isso, basta apenas escolher uma empresa com unidade próxima a você e manter os móveis guardados pelo tempo em que você estiver ausente. No seu retorno ou conforme sua necessidade, basta ir até a unidade para resolver o que for necessário.
Escolha a capacidade certa de self storage
Para que o self storage seja realmente útil, é fundamental que você escolha a unidade com capacidade ideal pra você. Para isso é necessário embalar todos os móveis e medi-los para saber qual será a sua necessidade de armazenamento.
De posse dessa informação, você poderá adquirir o self storage que se encaixa nas suas necessidades e que acomode todos os seus móveis. Se você quiser guardar todos os móveis, por exemplo, o ideal é uma unidade com capacidade aproximada de 100 m². Já se você apenas quiser guardar alguns móveis importantes, self storages com capacidade de 15 ou 45 m² já atenderão às suas necessidades.
Identifique todas as caixas
Como a capacidade de armazenamento no self storage aumenta e o transporte é facilitado quando os móveis estão desmontados, é fundamental que você identifique todas as caixas. No seu retorno, será necessário apenas ler as indicações da caixa e saber por onde começar. A identificação das caixas garante, inclusive, que peças importantes não se percam, garantindo que você possa montar os móveis quando for necessário.
Uma ausência temporária normalmente traz dúvidas sobre o que fazer com móveis. Para resolver essa questão, o melhor é investir em uma self storage com o tamanho perfeito para você, ainda que só para guardar alguns móveis mais importantes. Com isso, você terá a garantia de segurança e a tranquilidade para aproveitar as novas oportunidades da sua vida.