Como reformar sem precisar sair de Casa
É possível reformar sem sair de casa?
Com um bom planejamento, profissionais de confiança e um pouco de paciência dá para fazer uma reforma sem ter que sair de casa
Deixar a casa bonita, do jeitinho que você sempre quis, sem ter que arrumar as malas e passar uma longa temporada fora é um sonho possível. Acredite se quiser, sua família e a obra podem conviver sob o mesmo teto!
É claro que algumas adaptações no interior da residência e em sua rotina serão necessárias, mas nada que impossibilite que você e a reforma ocupem o mesmo espaço. Para que esse período seja tranquilo e indolor, existem algumas medidas que podem ser seguidas, a fim de evitar ao máximo os inconvenientes de uma obra:
- Tenha um projeto
Ter um planejamento evita muitos transtornos, por isso é altamente recomendável que você tenha um projeto para a obra. Com um cronograma em mãos, é possível se preparar para o período, bem como gerenciar o trabalho que está sendo feito e fazer cobranças quando necessário.
- Contrate bons profissionais
Como você irá conviver com os profissionais diariamente, o ideal é que você já os conheça ou tenha boas referências. Além de se sentir mais confortável, uma equipe qualificada é uma garantia extra de que a obra será entregue dentro do previsto.
- Faça um ‘bota-fora’
Elimine tudo que não vai querer mais, separe aquilo que precisa ser armazenado em outro local durante a obra e deixe na casa somente o indispensável. Uma boa solução é alugar um box particular numa empresa de Self Storage (antigos guarda-móveis) como o DEPOSITe. Guarde com segurança seus móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e demais objetos pessoais. E quando acabar a reforma, caso sobre material, você ainda pode utilizar esse mesmo box para armazenar o excedente!
- Proteja móveis, objetos e pisos
Tudo que não sair da casa deve ser protegido adequadamente – papelão e plástico-bolha são boas escolhas. Contudo, na hora da pintura, é necessário forrar os móveis e pisos com um plástico especial, que pode ser adquirido na própria loja de tintas.
- Reforme um cômodo de cada vez
Reformar um cômodo por vez é uma boa estratégia para minimizar o stress, pois dessa forma a rotina da sua família sofrerá menos alterações.
- Informe seus horários
Comunique aos profissionais os horários dos moradores – assim eles poderão adequar o trabalho de forma que atrapalhem o mínimo possível. Por exemplo: concentrar o quebra-quebra em momentos que a casa está vazia.
- Minimize a sujeira e organize uma limpeza diária
Coloque panos nos vãos das portas para impedir que o pó migre para outros cômodos. Organize também uma limpeza diária, orientando a equipe para que se desfaçam de todo o lixo no final do dia, eliminando ao máximo os rastros da obra.
- Aposte no ‘faça você mesmo’
Quer ter a casa só para você logo? Então considere fazer algumas coisas você mesmo. Por exemplo: pintura das paredes, pequenas reformas em móveis, reciclagem de objetos de decoração, instalação de lustres, etc.
- Esteja preparado para imprevistos
Por mais que você se planeje, imprevistos podem acontecer. Então mantenha sempre uma boa comunicação com o empreiteiro, fornecedores e demais profissionais para que saiba sempre o que está acontecendo em cada fase da obra.
Mas o mais importante: tenha paciência e não se desespere quando algo não sair de acordo com o esperado. De cabeça fresca você conseguirá encontrar boas soluções e logo sua reforma estará concluída e sua casa prontinha para ser aproveitada!