8 dicas para vender mais em sua loja virtual
Todo lojista compartilha do mesmo sonho: vender mais. Contudo, aqueles que são donos de lojas virtuais, muitas vezes cometem o equívoco de pensar que o seu negócio exigirá menos esforço do que as lojas físicas. Nossa dica é: não seja essa pessoa!
Se o seu e-commerce não for bem administrado, pode não sobreviver ao primeiro ano de vida… E isso seria passar do sonho para o pesadelo rápido demais, não é? Mas calma, nesse post vamos te dar algumas dicas para garantir o crescimento contínuo da sua empresa ao potencializar suas vendas pela internet!
Não entende nada sobre gestão? Chegou a hora de aprender
Todo empreendedor deve ser também um bom administrador. Caso essa não seja a sua formação, invista em um curso de qualificação profissional, mesmo que seja de curta duração. Ter boas noções sobre gestão, contabilidade, marketing e vendas é importantíssimo.
Invista em uma boa plataforma
Uma plataforma robusta é fundamental para que os consumidores consigam navegar pelo seu e-commerce e realizar as compras com facilidade, agilidade e segurança. Não se esqueça que a qualidade do seu site está diretamente relacionada à credibilidade da sua marca.
Evite dar passos maiores que as pernas
Não adianta querer enviar seus produtos para o mundo todo sem considerar os custos envolvidos, como estoque e transporte. Se a sua loja virtual ainda é jovem, considere ir crescendo aos poucos, vendendo primeiro para a sua região e mantendo os custos operacionais baixos. Por exemplo, você não precisa alugar um grande barracão para armazenar seus produtos, uma vez que existem soluções mais econômicas e inteligentes como a locação boxes particulares numa empresa de Self Storage como o DEPOSITe.
Conheça o seu público
Para que você possa definir as melhores estratégias de venda é preciso saber para quem irá vender. Conhecer o perfil do cliente, faixa etária, localização e preferências de consumo permitem que você ofereça uma melhor experiência de compra ao consumidor.
Ações de marketing e publicidade na internet
Utilize as redes sociais de sua marca para realizar ações que conversem com o seu e-commerce. Divulgue as novidades, lançamentos e promoções, além de disponibilizar benefícios exclusivos para aqueles que chegam à sua loja virtual através das mídias sociais, como descontos ou frete grátis. A publicidade online, tanto nas mídias sociais como Facebook e Instagram, quanto no Google (AdWords e Links Patrocinados) também são ótimas maneiras de alcançar o seu público-alvo.
Estratégias variadas de Pricing
Além das promoções, você pode conceder outros benefícios ao consumidor para estimular que ele feche a compra em sua loja, como: cupons de desconto, frete grátis, descontos em compras combinadas, etc.
Email trigger
Pesquisas mostram que e-mails disparados em até 20 minutos após o abandono do carrinho conseguem recuperar em média 5,2% das vendas. Então já deixe um e-mail pré-configurado para enviar aos consumidores que adicionam produtos ao carrinho mas saem antes de finalizar a compra. Convide-os a visitar sua loja novamente e a comprar os produtos/serviços que tanto queriam!
Programas de fidelidade
Ao recompensar os clientes fiéis, você pode aumentar a sua conversão e ainda ganha embaixadores da sua marca. Então ofereça prêmios atraentes e que estejam de acordo com o perfil dos seus consumidores. Disponibilize vale-compras ou prêmios diferenciados que façam parte do universo do seu negócio. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, um dos prêmios poderá ser um curso online de automaquiagem.
Agora é só aplicar essas estratégias ao seu e-commerce. Boas vendas!