O que fazer com o estoque que sobrou
Em janeiro, muitos lojistas precisam se desfazer do estoque parado. Aqueles produtos encalhados, que sobraram das compras realizadas para o Natal, precisam ser vendidos. Caso contrário, o investimento será perdido e poderá prejudicar os negócios.
É preciso que se defina a melhor MANEIRA de fazer isso: eficiente do ponto de vista comercial e condizente com a imagem que sua empresa quer transmitir ao público. Por exemplo, se você revende artigos de luxo, um “saldão” pode não ser a melhor estratégia para a sua marca, concorda? Você poderia optar pelas ofertas dirigidas, que explicaremos melhor abaixo.
Veja abaixo algumas formas para esvaziar as prateleiras:
- Promoções
As liquidações são boas alternativas para queimar o estoque. Mas não se esqueça que não é suficiente apenas baixar os preços, você precisa criar promoções que realmente engajem o consumidor e, preferencialmente, que o induzam a levar mais de um produto. Esse também é o momento de investir na comunicação para que o maior número de pessoas fique sabendo da sua promoção – indicamos o envio de email marketing, divulgação nas mídias sociais e propagandas nos pontos de venda (caso você opere por meio de lojas físicas).
- Ofertas dirigidas
Faça promoções exclusivas para os clientes que têm maior probabilidade de comprarem seus produtos – esse tipo de oferta dirigida pode reduzir seu estoque rapidamente e ainda conquista os clientes, uma vez que eles sentem que a sua empresa os conhece e se preocupa em promover benefícios exclusivos. Se você não possui um software que cruza as informações de estoque com o perfil de consumo dos consumidores, reveja seus maiores pedidos para identificar quais ofertas seus compradores gostariam de receber, busque pelos contatos em seu banco de dados e envie-as por email.
- Acordo com fornecedores
Em alguns casos é possível negociar com os fornecedores a devolução de parte do estoque excedente ou a troca por produtos de maior giro. Se possível, insira em seus contratos a possibilidade de troca dos materiais em algumas situações específicas, como encalhe nas prateleiras.
- Sites de compras coletivas ou bazares online
Sim, os sites de compras coletivas não são mais tão populares como há alguns anos, mas ainda são bastante utilizados – nesse caso, podem ser a sua última cartada para se livrar do estoque indesejado. Os bazares online também são boas alternativas, mas esteja preparado para conceder belos descontos.
- Concursos culturais
E se nada disso funcionar, você pode utilizar as peças que sobraram para premiações de concursos culturais. Nesse caso você não terá ganho monetário, mas estará contribuindo para a boa imagem da sua marca. Só não se esqueça que todas as promoções devem ser autorizadas pela Caixa Econômica Federal.
Se você utiliza o espaço do DEPOSITe para armazenar seu estoque, suas preocupações são reduzidas. Oferecemos um ótimo custo-benefício para o aluguel de nossos boxes. Solicite um orçamento!