5 passos para tirar a sua empresa do papel em 2017
O novo ano que começa é a oportunidade perfeita para você finalmente realizar aquele sonho antigo: o de ser dono do próprio negócio. Para tirar a sua empresa do papel e criar uma startup de sucesso, existem alguns passos que devem ser seguidos. Neste post, vamos te guiar por essas etapas, ok? Vamos lá!
- Planejamento
A ideia, que é o primeiro passo, você já tem! Então chegou a hora de iniciar a etapa mais importante: o plano de negócios. É no planejamento você definirá não somente quando e como abrirá a sua empresa, mas também qual é o seu diferencial. Como o produto ou serviço que você oferece resolve o problema dos seus clientes e por que ele é melhor que o do concorrente? Para isso você precisa entender o seu cliente em potencial: perfil, faixa etária, poder de compra e hábitos de consumo. Além disso, deverá analisar o mercado do qual irá fazer parte, buscar pelos melhores fornecedores e avaliar cautelosamente a concorrência.
- Finanças
Agora que você já sabe como prosseguir, precisa saber quanto o seu projeto irá custar, de que forma investir o seu capital, quais são os possíveis riscos e em quanto tempo terá o break even (quando atingirá o equilíbrio entre despesas e receitas). Se achar necessário, contrate uma consultoria ou um profissional que possa ajudá-lo(a) nesta fase – afinal, um erro na estratégia financeira pode atrapalhar (e muito) os seus planos.
No início, também é importante reduzir o máximo possível seus custos fixos com aluguel de espaços para o escritório da empresa e estoque. Algumas empresas de Self Storage, como o DEPOSITe, fazem o aluguel de salas comerciais completas e prontas para uso, além da locação de boxes particulares para armazenar seus produtos – sem tempo mínimo e sem multas!
- Burocracias
Infelizmente, nem tudo é tão fácil como alugar uma sala ou box no DEPOSITe. Para abrir uma empresa, você precisará do auxílio de um contador e, se tiverem mais pessoas envolvidas (sócios ou investidores), também de um advogado. Para quem está começando, o regime tributário Simples Nacional pode ser uma boa opção – informe-se com seu contador.
- Equipe
Sua empresa está se tornando cada vez mais real agora! Por isso, chegou a hora de contratar uma equipe. Profissionais qualificados e que acreditam em sua ideia de negócio são muito valiosos e podem fazer a sua empresa decolar! Se ainda não tiver capital para investir em contratações efetivas, busque por freelancers, consultorias ou agências de pequeno porte.
- Paciência
Empreendedores precisam ter paciência para alcançar o sucesso. A sua ideia pode ser brilhante, mas isso não significa que em poucos meses sua empresa estará lucrando alto. Será preciso refazer planos e contas? alterar estratégias? Repensar processos e talvez até o seu produto/serviço antes de chegar até o topo. Fique de olho nos indicadores de desempenho de sua startup para saber quando será preciso tomar uma atitude.
Mas não desanime! Empreender pode ser um risco, mas também traz muitas recompensas!