7 dicas para ser produtivo no Home Office
Você já deve ter ouvido falar que trabalhar de casa não é para todo mundo. Talvez isso até seja verdade, mas o fato é que esse tipo de regime de trabalho só precisa de organização e disciplina.
O Brasil está aos poucos seguindo essa tendência internacional, especialmente nas grandes cidades onde a dificuldade de locomoção e o trânsito caótico reduzem consideravelmente a qualidade de vida de seus habitantes durante a semana.
Se você é um profissional freelancer ou se sua empresa decidiu aderir ao modelo home office, veja algumas dicas para manter-se produtivo trabalhando de casa:
- Estabeleça um horário de trabalho
Um dos maiores benefícios do home office continuará sendo os horários flexíveis, contudo é importante estabelecer um padrão – dessa forma fica mais fácil se organizar e ser eficiente. A recomendação é que você tente conciliar seus horários com os da maioria de seus clientes, contudo nada te impede de optar pelo período noturno, por exemplo, caso se sinta mais produtivo à noite. Entretanto, programe-se para estar disponível para calls/reuniões e adiante suas tarefas, caso tenha um compromisso.
- Crie um ambiente específico para o home office
Ok, sabemos que às vezes você irá trabalhar da cama ou até da piscina, mas isso não deve ser uma regra. O melhor jeito de evitar distrações e aumentar a produtividade é estruturar um espaço em casa reservado exclusivamente para o trabalho. Se puder ser um escritório ou quarto, isolado dos demais cômodos, melhor ainda. Crie um ambiente acolhedor, com uma cadeira bem confortável e com tudo que você necessita para desempenhar suas tarefas. Se precisar reformar ou guardar alguns móveis que sobraram, alugue um box numa empresa de Self Storage.
- Comprometa-se com prazos
Estabeleça prazos consistentes para entregar os seus trabalhos. Mesmo que uma certa atividade não seja urgente, determine o tempo que será necessário para realizá-la e marque uma data limite para a entrega. Evite procrastinar e deixar tudo para a última hora! Além disso, cumprir prazos reforça a relação de confiança que você tem com seus clientes ou empregadores, então não descuide desse quesito.
- Separe o trabalho da vida pessoal
É fácil se distrair com tarefas pessoais quando se trabalha em casa. Para que isso não aconteça, informe os demais moradores que você não deve ser interrompido enquanto estiver trabalhando . Além disso, deixe em seu escritório somente o que for relacionado às suas atividades: nada de contas da casa, roteiros de viagem e brinquedos das crianças nesse ambiente.
- Tire proveito de sua flexibilidade
Aproveite a flexibilidade que você conquistou – trabalhar de onde quiser, como quiser, na hora que quiser. É importante ter uma rotina, mas isso não quer dizer que de vez em quando você não possa tirar férias prolongadas, ter um “day off” ou trabalhar da praia.
- Faça pausas durante o dia
Assim como você faria se estivesse no ambiente corporativo, levante da sua mesa, dê uma volta, tome um cafezinho. Meditação e caminhada no meio do dia também são boas pedidas! Uma mente exausta não funciona direito e não rende tanto quanto deveria, não se esqueça disso.
- Desligue sua mente no final do “expediente”
Muito se engana quem pensa que aqueles que fazem home office trabalham menos. Desconecte-se do trabalho assim que finalizar suas tarefas diárias. Aproveite o tempo livre para sair com amigos, ficar com a família ou simplesmente curtir um bom filme sentado no sofá. E nada de ficar checando os e-mail o tempo todo, hein? Desligue sua cabeça!
O DEPOSITe é uma empresa de Self Storage (os antigos Guarda-Móveis) de Sorocaba e Região. Possui 101 boxes de diversos tamanhos, além de sala de reunião, workstation e uma lojinha com produtos para sua mudança. O local é monitorado 24h por dia e com acesso restrito.
15 de dezembro de 2016 em 19:07
Muito interessante esse texto. Home office é uma ótima oportunidade para testar concentração e comprometimento, assim como estudar em casa ou coisas do tipo. Quem está produzindo teses ou monografias também passa pela mesma questão de trabalhar (pesquisa é um trabalho também) até de pijamas em casa, parando o tempo todo, ir brincar com o animal de estimação etc. e esquecer do que estava lendo etc. É complicado, mas, se conseguimos driblar todos esses inconvenientes, é muito recompensador!
22 de dezembro de 2016 em 12:03
Isso aí Will, muito obrigada pelo seu comentário!
Venha nos visitar 🙂