Como começar um negócio gastando pouco
Dar o primeiro passo e começar a empreender nem sempre é fácil. Principalmente para aqueles que nunca tiveram um negócio próprio, sair da zona de conforto e abrir uma empresa, do zero, é um grande desafio… Especialmente quando o capital inicial é baixo.
Mas esse também não é motivo para desistir! É possível criar um negócio de sucesso mesmo com pouco dinheiro, sabia? Confira algumas dicas para conseguir transformar seu sonho em realidade:
- Avalie suas habilidades
Quer abrir um restaurante mas não entende nada sobre alimentação e nem gosta de trabalhar aos finais de semana? Um pet shop mas não sabe lidar com animais? É importante refletir sobre o seu nível de conhecimento sobre o mercado e sobre como suas habilidades poderão contribuir com o seu novo negócio.
- Faça uma especialização ou procure ajuda
Mesmo que você acredite que sua qualificação é suficiente para começar a startup, se puder faça uma especialização em alguma área de interesse. Também não hesite em procurar ajuda quando for preciso! É sempre bom ter mentores (pessoas que já têm conhecimento sobre empreendedorismo ou sobre a área do seu negócio) para conversar.
- Seja multitarefa
É provável que você não consiga contratar, logo no início, todos os profissionais que precisa. Por isso, aprenda a “se virar” em todas as áreas: gestão, finanças, comunicação, logística, comercial, etc.
- Acione o seu networking
Ninguém melhor para ajudar a sua empresa a decolar do que seus contatos! Além de possíveis parcerias, outros empresários podem te fornecer informações valiosas sobre o mercado ou sobre gestão, bem como indicar a sua iniciativa para investidores e clientes em potencial.
- Não descuide das finanças
Sabia que mais da metade das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao segundo ano de existência? Isso se dá, principalmente, pois elas não conseguem controlar suas finanças. Se não tiver dinheiro para empregar um especialista ainda, considere contratar um sistema de gestão financeira online.
- Diminua seus custos fixos
Certamente esse não é o momento para gastar com aluguéis elevados de salas comerciais ou espaços para estoque. Já existem opções mais econômicas e também menos burocráticas, que não irão tentar te prender com um contrato de anos. Você pode locar uma sala num Self Storage, por exemplo – a partir de R$1.000,00 mensais é possível alugar um espaço totalmente novo e pronto para receber a sua empresa, onde já estão inclusas as despesas com água, luz, IPTU, condomínio e internet.
Uma outra vantagem é poder guardar seu estoque, documentos ou o que mais precisar em seu próprio box. Assim você consegue concentrar toda a sua operação em um único local, o que facilita a gestão do negócio e ainda pode contribuir para reduzir os custos com logística, por exemplo.
- Invista em marketing
Um investimento baixo, em mídias sociais e publicidade online, por exemplo, pode conquistar muitos clientes! Por isso, não deixe o marketing para depois, faça um planejamento e comece a executá-lo logo no início.
- Busque por um investidor
Se capital é o problema, procure por um investidor! Desenvolva a sua ideia, crie uma bela apresentação, prepare seu discurso e corra atrás de alguém interessado em investir.
O DEPOSITe é uma empresa de Self Storage de Sorocaba e Região. Possui 101 boxes de diversos tamanhos, além de sala de reunião, workstation e uma lojinha com produtos para sua mudança. O local é monitorado 24h por dia e com acesso restrito.