O que é preciso para fazer uma viagem de volta ao mundo?
Alguns querem ter um trabalho estável, comprar um apartamento e ter o carro do ano, enquanto outros querem mesmo é viajar, conhecer novas pessoas e lugares. Se você está nesse último grupo e deseja transformar o seu sonho em realidade, irá precisar de muito planejamento. Mas por onde começar? Vamos te dar dicas do que é preciso para fazer uma viagem de volta ao mundo:
- Planejamento financeiro
Mesmo que você pretenda trabalhar durante sua viagem, você precisa ter uma reserva considerável de dinheiro para cobrir custos básicos com transporte, alimentação, hospedagem, passeios, etc. Algumas plataformas podem te ajudar, como o Budget Your Trip e o Price of Travel.
O ideal é começar a se programar com 18 meses de antecedência – assim você consegue organizar suas finanças sem pressa, economizar aos poucos e também planejar bem o seu itinerário.
- Roteiro
Falando em itinerário, você não precisa embarcar no avião já sabendo o seu roteiro completo, afinal é bom ter flexibilidade quando fazemos longas viagens. Mas você deve ao menos saber quais países não deixará de visitar, para que possa se preparar em relação aos costumes, moeda, vistos e vacinas. Deixe também opções em aberto, para que você possa decidir quando a data se aproximar. Em relação ao tempo de viagem, isso depende de você! Mas o ideal é se preparar para passar ao menos 1 ano fora.
- Passagens aéreas
Quanto antes você comprar, maior a chance de economizar. O Skyscanner e o Momondo são plataformas que indicam os melhores preços de passagens no mundo todo. Além disso, aproveite as promoções! Fique de olho nos sites Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos.
- Transporte
Você também precisa programar os outros tipos de transporte que irá utilizar além do aéreo, para se locomover entre um destino e outro. O site Rome2Rio informa todas as opções de transporte e os preços das passagens, basta inserir o local de saída e de chegada.
- Vistos
Temos uma dica muito boa! Para não perder tempo entrando nos sites ou procurando as embaixadas dos países que você deseja visitar, acesse o portal Project Visa: nele você encontra informações sobre vistos para todos (ou quase todos) países do mundo. Só cuidado se for deixar para tirar os vistos enquanto estiver viajando – alguns países, como o Japão, só permitem a emissão de vistos no país de origem do viajante.
- Vacinas
Sabia que a Anvisa oferece informações sobre vacinas em seu Centro de Orientação à Saúde do Viajante? Pois é, encontre lá tudo que você precisa saber sobre as vacinas e onde tomá-las.
- Seguro Viagem Internacional
Indispensável! Aqui você vai precisar pesquisar e cotar as agências que oferecem seguro internacional, pois são muitas. Uma dica é que, caso você compre passagens aéreas no seu cartão de crédito, a maioria das operadoras disponibilizam um seguro de 1 mês para o viajante. Se informe e aproveite para economizar um pouquinho.
- Hospedagem
Depende do tipo de viajante que você é! Se a ideia é fazer um mochilão econômico, opte por hostels, couchsurfing, Airbnb ou house sitting. Se você estiver disposto a gastar mais, talvez prefira se hospedar em pousadas e hotéis. Já que você deseja ter experiências totalmente novas, pode trocar a hospedagem por trabalho, por exemplo. Já imaginou ajudar a cuidar de um santuário de elefantes na Tailândia? Ou trabalhar em uma fazenda de plantações orgânicas?
- Clima
Não dá para viajar o mundo com uma mala de 50 kg, então você precisará planejar muito bem o que irá levar. Para isso, consulte o clima das regiões por onde você irá passar em sua jornada no site Weather2Travel.
- Redução dos custos fixos
Para conseguir se manter enquanto estiver fora, você precisa reduzir muito os seus custos fixos no Brasil. Então a dica mais valiosa que podemos te dar é: saia do aluguel. Antes de viajar, entregue sua casa ou apartamento e cancele todas as suas contas. Caso não tenha onde guardar as suas coisas, leve tudo para um guarda-móveis. É só alugar um box particular e armazenar seus pertences (móveis, roupas, eletrodomésticos, objetos de decoração, etc) pelo tempo que quiser.
Pronto para tirar seus planos do papel e rodar o mundo?
O DEPOSITe é uma empresa de Self Storage de Sorocaba e Região. Possui 101 boxes de diversos tamanhos, além de sala de reunião, workstation e uma lojinha com produtos para sua mudança. O local é monitorado 24h por dia e com acesso restrito.