
Veja como organizar estoque de e-commerce com eficiência
Conheça métodos para organizar estoque de e-commerce e fazer um planejamento eficiente para evitar perdas e manter os clientes satisfeitos:
Desenvolver a logística de uma loja on-line é um desafio que envolve grande planejamento para garantir a entrega dentro do prazo e, principalmente, o estoque adequado. Planejar os itens, tanto em quantidade, quanto variáveis como cor ou tamanho, é essencial para ser capaz de atender à demanda dos clientes. Organizar estoque de e-commerce é o que garante que a empresa possa atender os clientes com eficiência, e para isso, é preciso ter um bom planejamento logístico.
Entre sistema de gerenciamento e espaço físico adequado, são muitos os fatores envolvidos na gestão de estoque. Além disso, muitas vezes o estoque pode estar relacionado a outras áreas, como vendas e marketing, que influenciam na saída de produtos. Por isso, para que um e-commerce tenha sucesso, o controle do armazenamento é a chave.
Quais são os tipos de estoque?
Existem muitas etapas que devem ser planejadas ao organizar o estoque, e isso depende, em primeiro lugar, do perfil da empresa. Quantidade de produtos, pontos de venda pelo país e perfil do público são alguns dos fatores que vão pesar na definição do estoque. Entenda quais são os principais tipos de estoque:
- Próprio: nesse tipo, a empresa possui a própria estrutura, e é a única responsável pelo controle e distribuição dos itens;
- Fulfillment: apesar de ter todo o controle sobre a operação, o estoque fica em uma empresa terceira, que é responsável pela parte física, incluindo o recebimento, armazenamento e separação dos itens;
- Dropshipping: alguns e-commerces não chegam a contar com estoque próprio, e funcionam apenas como revendedores. Sendo assim, é o fornecedor que lida com toda a demanda e gerenciamento dos itens;
- Descentralizado: neste formato, as empresas contam com mais de um espaço de armazenamento, que pode ser em diferentes cidades ou até em regiões. Nesse caso, é possível contar com estruturas menores, que podem ser customizadas de acordo com a demanda em cada região, como os Self Storages, que podem ser customizados de acordo com as necessidades do e-commerce.
Como organizar estoque de e-commerce?
Para definir qual dos formatos acima é mais indicado, questões como tamanho da empresa, estrutura e até verba devem ser levados em consideração. Uma vez que o modelo ideal é escolhido, existe ainda uma outra etapa onde a empresa precisa decidir como vai fazer a organização física desse espaço. Veja quais os os principais métodos para organização de estoque:
FIFO
A sigla em inglês é traduzida como “primeiro a entrar, primeiro a sair” e, como o nome indica, o estoque deve ser organizado de forma que os primeiros itens recebidos devem ser retirados na ordem da compra.
É uma forma de evitar que o produto fique parado por mais tempo e acabe ficando velho ou obsoleto.
Curva ABC
Outro tipo muito utilizado é o da Curva ABC, que divide o estoque em três categorias:
- A: maior faturamento e relevância. Representam cerca de 20% do estoque, mas 80% da receita;
- B: faturamento médio. Representam cerca de 30% do estoque, mas 15% da receita;
- C: baixo faturamento, mas alta demanda. Representam cerca de 50% do estoque, mas 5% da receita.
Just in Time
O JIT, como também é conhecido, pode ser traduzido como “na hora”, e foi desenvolvido no Japão, inicialmente pensando na produção em fábricas. Mas, ele pode ser aplicado também no estoque, considerando a ideia de estoque mínimo.
Ou seja, novos produtos só serão adquiridos e estocados, de acordo com a demanda dos clientes, diminuindo os custos operacionais.
Como fazer o controle de estoque?
É muito difícil pensar em um estoque organizado sem o apoio de alguma ferramenta digital. Apenas um comércio muito pequeno utiliza anotações manuais e individuais nesse processo. Em geral, o ideal é utilizar alguma ferramenta específica, como um ERP.
Assim, além de saber exatamente quantas peças tem, é possível avaliar outras informações que serão relevantes para o controle de estoque, como:
Padrão de compras
Um sistema permite descobrir quais produtos são comprados com mais frequência, incluindo cores, tamanhos, ou até épocas do ano. Além de permitir provisionar o estoque com mais eficiência, oferece análises precisas para, por exemplo, períodos sazonais.
Assim, é possível avaliar, com base em datas passadas, as mudanças no volume de compra – e de estoque – em determinada época do ano, como Natal ou Páscoa.
Mapeamento de fluxo
Isso também facilita que a empresa enxergue o fluxo do próprio estoque para, então, identificar o modelo adequado. Por exemplo, entender quais os itens que fazem parte de A, B ou C no método da Curva ABC.
Para organizar estoque de e-commerce, é necessário fazer uma avaliação precisa dos itens e das vendas. Com isso, a separação dos itens e a visualização do que tem disponível é feita com mais eficiência, e não gera descontentamento para os clientes.