
Redes sociais para negócios: confira as tendências de 2025
Entenda como usar as redes sociais para negócios com foco em vendas, e confira as tendências para as plataformas digitais em 2025:
As plataformas digitais estão em constante transformação, o que significa que formatos que funcionaram no passado, são rapidamente substituídos por novas ideias e modelos. As redes sociais para negócios também passam por essas mudanças, e em 2025 novos formatos, redes e estratégias devem ser priorizados.
Isso não significa, porém, que tudo mudou, afinal, algumas boas práticas seguem relevantes. Manter um cronograma consistente de postagens e encontrar o público-alvo e tom de voz, por exemplo, são processos essenciais para se estabelecer nas plataformas.
Mas novas redes surgiram, os públicos continuam se renovando e novas soluções envolvendo Inteligência Artificial exigem um olhar mais apurado.
Por que usar redes sociais para negócios?
A presença digital é obrigatória para um negócio atualmente, mas estar em uma rede social não se trata só de fazer propaganda de produtos. Essas plataformas se tornaram centrais nas estratégias de marketing, pois oferecem a oportunidade da marca se apresentar de forma autêntica e criar identificação com o público.
Isso sem contar a oportunidade de venda direta que redes como Instagram, Facebook e TikTok apresentam. Segundo uma pesquisa da RD Station, realizada com profissionais de marketing e vendas brasileiros, 67% das empresas afirmam que as redes são o principal canal de vendas.
Como usar as redes sociais para impulsionar negócios em 2025?
Considerando a relevância das redes sociais para as empresas, essa área deve ser abordada com um olhar estratégico, levando em consideração as tendências do momento e inovações tecnológicas.
Quem quer se destacar nas redes e ser capaz de fazer negócios por lá precisa entender que essas plataformas estão em constante atualização, seja para atender mudanças no comportamento do público ou para absorver inovações tecnológicas como algoritmos e IA. Conheça três estratégias para redes sociais:
1- Segmentação de campanhas
Fazer anúncios pagos nessas redes pode ser uma estratégia eficaz, contanto que o conteúdo seja bem planejado e as campanhas segmentadas. É comum que uma empresa busque atingir diferentes públicos, que podem exigir conteúdos diferentes.
Assim, saber segmentar os anúncios permite desenvolver materiais específicos para cada um. Além disso, facilita o processo de inbound marketing e classificação de leads no funil.
2- Conteúdo original
Os clientes querem se identificar com a marca e dividir valores e desejos. Por isso, um tom de voz bem definido ajuda a desenvolver uma linguagem que os consumidores consigam se interessar e interagir.
Outra forma de criar conexão é através do storytelling, onde a empresa desenvolve conteúdos que contem a sua história e a relacionem com a das pessoas.
Por fim, a aproximação pode ser feita por nichos, através de personalidades relevantes dentro de determinados segmentos. Para isso, o uso de microinfluenciadores oferece a chance da empresa se conectar com esse público nichado e criar identificação através dessas personalidades.
3- Crie uma comunidade
Não adianta só postar bons conteúdos e não conferir o que as pessoas estão dizendo sobre isso. Para ser relevante nas redes e usá-las como uma forma de impulsionar o negócio é preciso interagir com o público, responder comentários, sanar dúvidas e criar uma comunidade.
O Instagram, por exemplo, hoje conta com canais de transmissão que os usuários podem escolher participar para receber atualizações da marca, aproximando-os das empresas.
Tendências para as redes sociais em 2025
As estratégias acima servem como base para as empresas desenvolverem um planejamento sólido para estabelecer e ampliar sua presença digital, mas acompanhar as tendências para redes sociais é o que permite estar sempre alinhado com os desejos e comportamentos do público. Veja o que está em alta para 2025:
Automação e IA
Como falamos, a IA influencia o comportamento das redes e, para as empresas, ferramentas como o ChatGPT podem facilitar a criação de conteúdos e legendas. Mas, para além de textos, a IA permite criar automações que facilitam a interação e integram os seguidores a outros canais relevantes, transformando-os em leads para a estratégia de inbound.
Conteúdos curtos
Tanto no TikTok quanto no Instagram, os vídeos se tornaram a mídia mais utilizada e mesmo nesse formato, há mudanças significativas. Vídeos criativos, capazes de contar uma história e encantar em poucos segundos são tendência, além de conteúdos relacionados a trends em alta e posts interativos, como enquetes e quizzes.
Podcasts
Outro formato que segue crescendo e não apresenta sinais de desgaste é o podcast, e essa é uma boa maneira de se conectar com novos públicos. Há a maneira tradicional, através de anúncios em episódios, mas é possível também atrelar um programa a uma marca, falando sobre temas relevantes.
Aqui, porém, o conteúdo é mais importante do que a propaganda, e o princípio para a criação é o mesmo do marketing de conteúdo: relevância para os consumidores.
Focar nas redes sociais para negócios vai muito além de postar imagens e deve ser pensada como uma estratégia relevante que pode ajudar a empresa a crescer tanto em reputação quanto em vendas.