Como fazer a gestão financeira de e-commerce
Entenda a importância de fazer um planejamento financeiro e conheça as principais estratégias de gestão voltadas ao comércio eletrônico
A gestão financeira de e-commerce é um processo fundamental para que a loja online não fique no vermelho e ainda tenha capital para direcionar esforços ao seu crescimento. Para isso, porém, é necessário desenvolver uma série de práticas que foquem na administração eficiente de recursos.
Além disso, a gestão financeira envolve ações que devem ser recorrentes, avaliando mensalmente os gastos e lucros, a fim de atualizar as estratégias e garantir a saúde no negócio.
O que é gestão financeira?
Antes de mais nada, é preciso compreender o que significa fazer a gestão financeira. Muitos acreditam que é a mesma coisa que manter um fluxo de caixa, mas a verdade é que vai muito além e envolve processos e decisões estratégicas. Entenda os principais aspectos da gestão financeira:
Planejamento
Sem metas e objetivos claros, é muito fácil se perder, ainda mais quando se trata de negócios pequenos. O e-commerce cresce exponencialmente pois as pessoas que desejam empreender entendem que é uma oportunidade de começar com poucos recursos, mas isso também significa pouco investimento e, sem um bom planejamento, o que entra e sai pode ficar fora de controle.
Por isso, é necessário pensar em longo prazo e estabelecer valores estimados de receita para os próximos meses, semestres e ano. Com isso, a empresa começa a entender o que precisa para seguir crescendo.
Divisão de finanças
Ainda pensando em pequenos e-commerces, é comum que o dinheiro do negócio e o pessoal se misturem, mas isso traz problemas para essa gestão. Para garantir uma visão clara dos valores relacionados ao negócio, é necessário manter esse dinheiro separado, contando com uma conta bancária específica para a loja. No começo, o empreendedor pode ainda estabelecer um salário para si mesmo, facilitando esse controle.
Fluxo de caixa
Com os objetivos definidos, é através do fluxo de caixa que a empresa tem uma visão completa do seu financeiro. Através disso é possível entender tudo que entra e sai de dinheiro, o que permite avaliar os principais gastos e os maiores desafios para obter lucro.
Investimentos
Para se manter com capacidade de inovar e buscar formas de crescer, a empresa precisa dedicar parte de seu orçamento para investimentos. Uma gestão bem elaborada permite incluir nas metas citadas acima valores destinados a melhorias e expansão, assim a empresa consegue destinar parte de seus lucros nesse processo.
Estratégias de gestão financeira de e-commerce
A gestão financeira é uma prática que deve ser feita em toda empresa, independente do modelo e ramo de atuação. Quando se trata de online, porém, existem peculiaridades que devem ser consideradas. Veja como fazer a gestão financeira de e-commerce:
Saiba precificar
Esse é um grande desafio de quem se torna empreendedor, e uma análise rasa de concorrentes pode até dar uma noção de preço. Mas isso deve ser feito de forma aprofundada, levando em consideração gastos, fornecedores, frete e até o público-alvo.
É comum que algumas empresas optem por diminuir preços para aumentar a competitividade, mas isso não é sustentável a longo prazo. Portanto, entenda como precificar corretamente e utilize estratégias relacionadas ao marketing para divulgar e apresentar para os clientes o valor da solução ofertada.
Faça o controle de estoque
Outro desafio da cadeia logística é o estoque, que pode gerar prejuízos se não for bem planejado. Entenda qual a melhor maneira de estocar os produtos e calcule o mínimo necessário para não ter estoque parado.
Ter uma estrutura adequada, que permita um controle eficiente, também ajuda a manusear e proteger os produtos, garantindo sua segurança. Muitas pessoas optam por manter o estoque em casa, mas inúmeros imprevistos podem acontecer. Estruturas como Self Storage garantem a segurança, o tamanho e a climatização apropriados para que os itens sejam preservados até a hora da venda.
Avalie as plataformas disponíveis
Criar um e-commerce pode ser tão fácil quanto abrir um MEI, e por isso muitas pessoas começam sem avaliação e planejamento adequados. Uma das primeiras decisões a serem tomadas é a plataforma onde a loja será alocada. Alguns optam por marketplace, outros preferem sites estabelecidos ou vendem pelo Facebook ou Instagram.
Mas é preciso entender as perdas e ganhos envolvidos em cada escolha, como por exemplo o valor cobrado pelo marketplace por cada venda. O que pode fazer sentido no começo talvez não seja a solução ideal para o crescimento.
É por isso que a gestão financeira de e-commerce é um processo que exige um planejamento detalhado e os empreendedores que decidem começar esse tipo de negócio precisam se informar e estudar para serem capazes de tomar decisões que irão beneficiar suas empresas.