Como promover inovação no e-commerce?
Entenda como se tornar uma empresa inovadora mesmo com poucos recursos e aumentar a competitividade no mercado digital
Promover inovação é o objetivo dos e-commerces para ganhar competitividade, mas na prática isso pode ser difícil, especialmente para lojas menores. Inovar não é algo que se consegue fazer o tempo todo, especialmente quando o dia a dia de trabalho já é complexo e atarefado o suficiente.
Enquanto algumas lojas on-line contam com estrutura maior e um time disponível para isso, sites menores costumam ter equipes reduzidas e lideranças que acumulam funções. Isso, somado a um orçamento limitado, pode fazer com que as empresas se mantenham no que funciona.
Por que inovar?
Mas por que, então, a necessidade de inovar? Bem, o motivo principal é aumentar a competitividade. Hoje abrir um e-commerce se tornou mais fácil e menos burocrático, e pessoas que buscam iniciar seu próprio negócio e trabalhar por conta veem nesse processo uma oportunidade de começar com baixo investimento.
O problema é que, quanto mais empresas surgem em determinado ramo, mais difícil fica competir. E a inovação é a saída para pensar em novos produtos, novos conceitos de marketing, novas formas de atrair clientes e se superar no mercado.
Mas inovação não significa necessariamente inventar algo novo, e inclui também melhorias. Uma empresa que enfrenta dificuldades no atendimento ao cliente e opta por uma solução com inteligência artificial está inovando.
A inovação pode vir também na forma de melhorias com base nos desejos e necessidades dos clientes, ou até de soluções internas que agilizem processos. Portanto, inovar também pode significar encontrar maneiras eficientes de cortar custos e até ser mais sustentável.
Como promover inovação?
A questão é que empresas menores, com poucos profissionais e recursos tendem a achar que não são capazes de inovar, justamente por entender que isso significa grandes transformações tecnológicas ou altos investimentos.
Mas existem formas de aplicar mudanças significativas que irão impactar nas vendas mesmo com pouco. Veja como:
Ouça as pessoas
Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa para ouvir seus clientes? Se são eles que a empresa atende, e são eles que precisam comentar sobre sua experiência e seus desejos. E isso não precisa ser algo que exige grandes investimentos.
Mas, ao promover pesquisas de mercado, as empresas têm uma visão mais ampla do que os clientes priorizam na hora de tomar decisões de compra, e podem ajustar sua atuação para atender a isso.
Além do mais, compreender os desejos dos clientes também permite inovar em produtos e serviços, criando experiências mais alinhadas com suas expectativas, o que impactará positivamente nas vendas.
Conheça tendências do mercado
É comum que, no final ou início do ano, empresas de consultoria e tendências internacionais lancem materiais com análises feitas no período anterior. Esses conteúdos muitas vezes são disponibilizados gratuitamente e apontam comportamentos dos consumidores, tecnologias que começam a ser exploradas e possíveis mudanças no mercado.
Ficar por dentro desses conteúdos permite que a empresa faça um planejamento com base nessas tendências, antecipando as necessidades dos clientes. Isso também pode ser feito no dia a dia, observando a concorrência, o que as pessoas estão falando nas redes sociais e até comportamentos específicos de diferentes gerações.
Esteja aberto a novas ideias
Como falamos, a inovação pode surgir em qualquer área da empresa, mas para isso as pessoas precisam estar abertas a ouvir e ser flexíveis. É muito comum que, ao criar uma empresa, os empreendedores tenham ideias e objetivos fixos de onde querem chegar.
Mas, na prática, pode ser necessário fazer ajustes e saber se adaptar faz parte da evolução de uma organização. Ouvir os outros colaboradores e os clientes e aceitar que alguns processos podem não funcionar como imaginava abre espaço para novas ideias e inovação.
Busque parcerias
Seja uma empresa com um serviço complementar ou com mais experiência, colaborar com outras organizações pode trazer mais visibilidade para a marca, e ainda oferece ensinamentos que podem levar à inovação.
Busque métodos diferentes
“Pensar fora da caixa” nem sempre é fácil. Com tantos afazeres no dia a dia, passamos muito tempo focados em resolver problemas e concluir tarefas, e nem sempre conseguimos ter tempo para buscar o novo.
Por isso, abrir espaço para momentos de troca de ideias e usar métodos como o Design Thinking podem trazer estímulo para esse processo, tornando a inovação algo que faz parte do processo de todos os colaboradores.
Promover inovação pode ser um processo que leva tempo para ser implementado, mas envolve, principalmente, a habilidade em continuar buscando soluções que irão atender os clientes, com o desejo de ser mais produtivo. Ouvir as pessoas dentro e fora da empresa é o melhor caminho para inovar e ser mais competitivo.