O que é ERP para e-commerce e qual escolher?
Entenda o que é esse sistema e como ele pode ajudar na administração e gestão de um e-commerce
Todas as empresas precisam contar com algum tipo de sistema para ajudar a administrar produtos, setor financeiro ou cadastro de clientes, mas quando se trata de um comércio digital, essas ferramentas têm suas peculiaridades. Por isso é importante saber o que é ERP para e-commerce e como essa solução pode ajudar a administrar um negócio on-line.
Mesmo sem conhecer a sigla “ERP” você já deve ter tido contato com esse tipo de software, mas nesse artigo vamos explicar tudo sobre essa ferramenta e indicar modelos gratuitos e pagos.
O que é ERP?
A sigla ERP significa “enterprise resource planning” em inglês, ou Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um software capaz de reunir todos os dados e processos de uma empresa em um só lugar, facilitando a visualização dos processos e a criação de relatórios.
Quem tem um e-commerce pode vincular seu ERP ao site ou plataforma que utiliza, permitindo ter uma visão ampla das vendas, estoque, entregas e outras informações relevantes.
Também permite controlar o fluxo de caixa e emitir notas fiscais e todo o processo é feito automaticamente a partir de uma venda.
Por isso, ao escolher uma plataforma para abrir seu e-commerce, é importante verificar se ela oferece esse tipo de integração, permitindo que o ERP acesse os dados sobre o negócio e funcione de maneira eficiente.
Por que utilizar um ERP?
Muitas pessoas começam um e-commerce com baixo investimento e estoque limitado e vão, aos poucos, aperfeiçoando sua operação conforme as vendas e demandas do mercado. O problema é que, nesse processo, se não tiver um bom controle, podem começar a surgir imprevistos, especialmente logísticos.
Usar planilhas no Excel pode ser uma forma gratuita e até eficiente de administrar o estoque, mas essa plataforma deve ser alimentada manualmente, e se algum dado não for inserido, ou estiver errado, pode afetar a visão geral.
Por isso, contar com um sistema único evita esse tipo de imprevisto e garante qualidade no serviço e na conclusão das vendas.
Imagine que uma venda é feita e só depois descobre-se que não tem o produto em estoque. Esse tipo de coisa afeta a percepção do público e a reputação da loja, e pode impedir que o e-commerce cresça. Entenda as principais funcionalidades de um ERP:
Controle de estoque
Esse é um dos principais desafios do e-commerce, visto que, se faltar afeta as vendas e se sobrar, gera prejuízo. Isso se torna ainda mais grave se o varejo tem diferentes pontos de venda, como site próprio, marketplaces e redes sociais.
Ao unificar todos esses pontos em um só sistema, é possível ver em tempo real a disponibilidade de produtos em todas as suas configurações, o que também facilita o processo de compra com os fornecedores.
Com uma visão geral, fica mais simples prever quando novas compras devem ser feitas e o e-commerce consegue se adiantar para garantir que tenha sempre o estoque mínimo necessário para atender às vendas.
Gestão financeira
Com um ERP você pode finalmente dizer adeus às planilhas do Excel. Esse software costuma ter funcionalidades que permitem a gestão financeira, incluindo os valores recebidos pelas vendas, as contas que devem ser pagas e o que está programado para entrar e sair nos próximos meses. Com isso, o fluxo de caixa é mais eficiente, permitindo um planejamento estratégico com foco em crescimento.
Previsões assertivas
É comum que uma operação de e-commerce seja planejada com antecedência. Além disso, o varejo tem muitas flutuações ao longo do ano, e altas em períodos sazonais.
Nessas épocas, é possível ter aumento nas vendas de determinado produto ou da loja em geral, e um ERP permite a criação de estatísticas que ajudam nessa previsão. Assim, o gestor consegue avaliar como foram os últimos períodos e, alinhado com as estratégias de marketing, se prepara melhor para essas datas.
Como escolher um ERP para e-commerce?
Esse tipo de sistema pode variar muito no mercado. Um grande e-commerce, com variedade alta de produtos, vendas por todo o Brasil e uma logística robusta vai precisar de um sistema que dê conta da complexidade dessa operação.
Por outro lado, empresas menores, com fluxo menos intenso, podem necessitar de uma solução mais simples. Por isso, antes de mais nada, é preciso entender quais as funcionalidades básicas que acredita serem indispensáveis no software.
Questões como atendimento ao cliente, facilidade de uso, quantidade de produtos cadastrados e capacidade de gerar relatórios também devem ser considerados. Veja algumas opções disponíveis no mercado:
Bling
Atendendo diversos tamanhos de operação, o Bling funciona em nuvem e pode ser integrado com mais de 200 sistemas diferentes. Também permite integrar o e-commerce com marketplace rapidamente.
Tiny
O Tiny é voltado para pequenas e médias empresas, e também funciona em nuvem. Além das funções voltadas a gestão, ele facilita o acesso às métricas ao gerar gráficos automaticamente.
Omie
Também para pequenas e médias empresas, o Omie tem funcionalidades interessantes para quem atua com marketplace, apesar de atender o e-commerce como um todo. Ele ainda conta com planos diversos e preços distintos, e conta ainda com uma versão gratuita com recursos básicos.
TagPlus
O TagPlus oferece um teste gratuito de 15 dias e se destaca por funcionalidades voltadas à gestão financeira, como controle de compras junto aos fornecedores.
Agora que você já sabe o que é ERP para e-commerce, avalie sua operação com cuidado e entenda quais funcionalidades são mais relevantes no momento antes de definir seu sistema de gestão.