Calendário de marketing: como não perder oportunidades de vendas
Veja qual a importância de mapear as principais datas do segmento e como encontrar oportunidades de venda ao longo do ano
Planejamento é o segredo quanto se trata de aumentar as vendas. O mercado, além de volátil, conta com períodos sazonais que podem se tornar oportunidades de gerar lucro, caso as empresas se organizem. E fazer um calendário de marketing contribui para visualizar esse potencial e se programar para aproveitá-lo.
É muito comum que os e-commerces tenham no radar datas importantes para o varejo on-line, como a Black Friday ou o Natal, mas períodos de alta nas compras acontecem ao longo de todo o ano e, se tiver essas datas bem mapeadas, a empresa tem como direcionar seus esforços e ter bons resultados todos os meses.
Como fazer um planejamento de marketing
Antes de mais nada, é preciso entender porque esse calendário é importante, e tudo começa com o planejamento de marketing. Ações sazonais implicam em fluxos diferentes, e afetam o atendimento ao cliente, a quantidade de vendas, e até mesmo transporte e estoque.
Portanto, o planejamento estratégico é necessário para prever cenários com mais assertividade e ter dados mais concretos sobre as oportunidades de cada época. Quem atua com e-commerce e tem uma operação pautada no digital pode se beneficiar ainda dos avanços na Inteligência Artificial, que ajuda a fornecer dados mais precisos.
O plano de marketing é uma espécie de documento que serve como referência para o desenvolvimento de ações estruturadas. Para isso, é necessário incluir:
Público-alvo: informações detalhadas sobre os potenciais consumidores, além de informações sobre seu comportamento de compra, em quais redes estão presentes, como preferem pagar e receber os produtos.
Ações específicas: cada ação de marketing tem um objetivo diferente. Alimentar as redes sociais, por exemplo, pode ser uma forma de se manter conectado e visível para o público, enquanto o inbound marketing é mais eficiente para concluir vendas. Por isso, cada ação deve ser desenhada com base em seu propósito.
Estudo de mercado: avaliar os concorrentes e as boas práticas do mercado permite que a empresa encontre novas formas de atender o público e aumente sua competitividade.
Cronograma: uma vez mapeadas as estratégias, elas precisam ser organizadas em um cronograma que considere cada etapa do processo. E é aqui que o calendário se faz necessário.
O que é calendário de marketing e como começar?
O calendário de marketing é um mapa com todas as datas relevantes para a empresa realizar possíveis ações especiais, sejam promoções, ofertas ou lançamentos. A partir disso, fica mais fácil fazer o planejamento estratégico.
Digamos que a empresa participa de um grande evento do setor anualmente, que acontece em março. É possível que desde janeiro, ou até mesmo no ano anterior, já comecem a desenvolver materiais gráficos, contratar profissionais extras, desenvolver conteúdos para a imprensa.
Ou então uma marca de roupas que solta quatro coleções ao ano e precisa ajustar o tempo de desenvolvimento com o de lançamento, planejando logística, eventos e ações digitais.
O calendário também permite focar em ações bem pontuais, como promover certa linha de produtos na época do Dia dos Pais. Já falamos aqui sobre a importância de planejar a logística para períodos de grande aumento nas vendas, como Natal ou Black Friday, mas o mesmo funciona para outras datas importantes.
Se o marketing fizer uma ação especial de férias de julho, por exemplo, o estoque e processo logístico devem estar preparados para atender essa demanda. Portanto, apesar de ser uma referência do marketing, o calendário serve para toda a empresa.
O que incluir no calendário?
Além das datas comemorativas tradicionais, a empresa deve incluir outros períodos relevantes para ela e para o setor, como aniversário da organização, ou uma data especial para o segmento.
Há ainda ações específicas para períodos do ano que podem se alinhar com propósitos da organização, como o Setembro Rosa, para conscientizar as pessoas em relação ao câncer de mama ou o Mês do Orgulho LGBTQIAP+.
O ideal é que a empresa faça esse mapeamento no início ou final do ano, para estar preparada para as ações do período seguinte. Depois que essas datas importantes forem definidas, veja quais são os próximos passos:
Defina o orçamento
Esse tipo de planejamento não funciona só para grandes empresas. Comércios pequenos ou até mesmo autônomos podem se beneficiar de um bom planejamento. Com isso, uma vez definidas as datas relevantes, é necessário estipular um orçamento para ações pontuais.
Elabore estratégias
As empresas podem optar por investir em anúncios pagos no Instagram, ou em conteúdos que atraiam novos clientes, e até apostar em Retail Media. O que importa é avaliar isso com antecedência para ter tempo de criar conteúdos e executar a estratégia e não perder essas oportunidades.
Abra espaço para novas oportunidades
O calendário de marketing é um guia, mas as coisas podem mudar ao longo do ano. Se uma tendência surge e passa a tomar conta da internet, é possível deixar de lado certa estratégia e focar os esforços em algo em alta. A ideia é que o calendário guie as empresas para oportunidades possíveis, não que impeça de encontrar novas possibilidades no mercado.