Como calcular o estoque mínimo do seu e-commerce?
Entenda a importância de definir o estoque mínimo e como fazer a gestão correta dos produtos armazenados para evitar prejuízo no e-commerce
Um dos desafios para quem atua com e-commerce é fazer a gestão de estoque. Saber provisionar corretamente garante que o produto esteja disponível para compra e evita sobras paradas nas prateleiras. Porém, quando se trata de pequenos negócios, muitas vezes o pedido para fornecedores acontece na base da intuição, sem fazer os cálculos corretos ou definir o estoque mínimo.
O resultado é que algum atraso ou problema na entrega podem gerar prejuízos nas vendas, e contribuir para deixar a loja no vermelho. Manter o estoque bem controlado também ajuda no planejamento da empresa em termos de crescimento, e oferece uma visão completa do negócio e das oportunidades.
O que é estoque mínimo?
Seja na comercialização de produtos manufaturados ou já prontos, é preciso ter um ou vários fornecedores. Com isso, o estoque para a produção e venda precisa ser planejado. Quem trabalha com roupas, por exemplo, precisa ter as quantidades adequadas de tecidos, linhas e aviamentos para confecção, ou de peças em cores e tamanhos distintos, quando se trata de revenda.
E calcular o estoque mínimo permite saber quando é necessário fazer novos pedidos ao fornecedor, e quanto é preciso ter em estoque para atender aos consumidores antes que a reposição seja feita.
Com isso, o empreendedor sabe a hora exata de fazer um novo pedido e evita itens parados no estoque ou falta de produtos para atender à demanda.
Esse é um indicador importante para proteger o negócio de imprevistos, e ainda oferece uma organização financeira mais eficiente. Com isso, a empresa sabe exatamente quanto e quando vai gastar com fornecedores, e pode fazer um planejamento estratégico para dedicar parte de sua verba para outras áreas, pensando em seu crescimento.
Como calcular o estoque mínimo?
Precisar essa quantidade vai muito além da intuição ou do “olhômetro”, tentando adivinhar o quanto ainda tem disponível. Até porque, a ideia do estoque mínimo é garantir que não ficará sem o produto e deve levar em conta o tempo para que o fornecimento seja feito.
Por isso, existem alguns cálculos que ajudam a precisar essa quantidade. O primeiro deles é o consumo médio diário (CMD). O CMD é calculado dessa forma:
CMD = consumo médio de itens em determinado período / dias desse período
Com o valor definido, aí sim é feito o cálculo do estoque mínimo, dessa forma:
Estoque mínimo = CMD x tempo de reposição.
Exemplo: se um produto tem consumo médio de 150 unidades em um mês, o CDM é 5 (150/30). Se o tempo de reposição é de 20 dias, o estoque mínimo deve ser de 5×20, ou seja, 100.
Esse cálculo pode ser feito manualmente, ou então através de um sistema de gestão. Existem diversas ofertas no mercado, desde plataformas robustas e customizáveis para operações grandes, como os ERPs das empresas Totvs ou SAP, até sistemas menores e simples, alguns até gratuitos, que dão conta de estoques mais simples.
Como fazer a gestão do estoque mínimo?
Saber calcular é o primeiro passo para determinar o estoque mínimo, mas há outros critérios a se levar em consideração. Veja como fazer uma boa gestão:
Saiba fazer previsões
Não, não é necessário utilizar uma bola de cristal para prever o futuro. Na verdade, saber o que será consumido exige olhar para trás primeiro. Entender o consumo nos meses e até anos anteriores ajuda a definir padrões. Além disso, permite preparar o estoque também para períodos sazonais.
Isso inclui ainda os planos de crescimento. Se há expectativa de aumentar as vendas, seja pelo lançamento de algum produto, promoção ou ação de marketing, o estoque precisa ser considerado para atender essa demanda.
Conheça seu público-alvo
As pessoas deixam um rastro de informações na internet que, se usados da forma correta, podem ajudar a empresa a entender hábitos e padrões de compras, avaliar o histórico de pedidos e traçar um perfil completo de seus clientes. Isso ajudará a definir também o que é prioridade no estoque.
Considere as exceções
Existem diversas formas de gerenciar um estoque que incluem também avaliar as exceções entre os produtos comercializados. Quando a empresa conta com itens com ticket médio maior, esse estoque mínimo pode ser mais reduzido, para evitar prejuízos. Da mesma forma, os produtos com mais saída podem ter um estoque maior.
Organize seu estoque
Para e-commerces pequenos, nem sempre é fácil administrar todas as etapas do negócio, especialmente se não há equipe suficiente. Com isso, muitas pessoas optam por manter o estoque em casa, usando um espaço inadequado.
Além de ser mais difícil de fazer o controle, os itens podem se perder e as vendas não são concluídas. Faça um gerenciamento mínimo, apostando em um local apropriado para armazenar os itens, como um Self Storage.
Com a possibilidade de customizar os espaços em tamanho e configuração, fica mais fácil visualizar e movimentar esses itens. Além disso, a segurança 24 horas garante mais tranquilidade quanto à proteção dos produtos.
O estoque mínimo é uma forma de manter o fluxo de vendas, que permitirá aos pequenos e-commerces crescerem de forma saudável e dedicarem parte de sua verba para ações que permitirão sua expansão.