Conheça estratégias para aumentar a taxa conversão
Veja como superar o desafio da taxa de conversão e melhorar as métricas de engajamento de marketing digital
Aumentar a taxa de conversão é um dos principais desafios do marketing e tem impacto direto nas vendas on-line. Quem atua com e-commerce deve estar sempre atento aos leads que chegam e o caminho que eles percorrem até fechar um pedido.
Já quem não está de olho nesses dados pode perder oportunidades preciosas de aumentar o engajamento e as vendas. De qualquer maneira, desenvolver estratégias para atrair esse público e fazê-lo acompanhar o funil de vendas é uma parte importante do planejamento de um negócio on-line.
Segundo uma pesquisa da plataforma RDStation sobre o panorama de ações de marketing em 2023, 22% das empresas têm como principal desafio aumentar a conversão e o engajamento dos contatos, portanto essa estratégia, apesar de importante, ainda precisa ser aperfeiçoada.
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é um dado que oferece uma análise aprofundada sobre a eficiência de ações de marketing. Assim como outros KPIs, serve como um guia para compreender se as estratégias estão surtindo o efeito esperado. Essa métrica permite analisar o desempenho e a efetividade das ações digitais e buscar novas soluções com foco nos objetivos.
Esse valor indica a proporção entre usuários que acessaram o site ou determinada página, e os que atingiram o objetivo pretendido ao entrar no link. Por exemplo, se uma empresa cria uma página especial com os produtos da Black Friday, a taxa de conversão é representada pelo número de usuários que entraram na página e os que, de fato, clicaram em alguma oferta.
Ela é mais comumente calculada para medir a quantidade de leads, iniciando o processo do funil de vendas. Uma das principais estratégias de marketing adotadas no meio digital hoje preza pela aquisição de novos leads, ou contatos (geralmente e-mails), que são levados a se cadastrar em determinada página.
A partir disso, eles passam a receber conteúdos específicos voltados aos seus interesses, o que aumenta o engajamento entre empresa e cliente e também as chances de concluir uma venda.
A taxa de conversão é calculada dividindo a quantidade de leads adquiridos pela quantidade de visitantes, multiplicado por 100. Assim, se 1000 pessoas acessam uma página, por exemplo, e 200 se cadastram, a taxa de conversão é de 20% (200÷1000×100).
Como aumentar a taxa de conversão?
Existem diversos motivos para a conversão estar abaixo do desejado, desde a forma como a comunicação está sendo feita até o público que está tentando atrair. Por isso, é preciso verificar diversos aspectos para mudar esse cenário e obter melhores resultados. Confira como:
Analise seu conteúdo
A proposta de fazer inbound marketing é gerar valor para o público e, assim, convencê-lo a se cadastrar e seguir o fluxo do funil de vendas, ficando cada vez mais interessado pelo produto ou solução disponível.
Para isso, pensar no conteúdo é a chave. Com a alta competitividade, as pessoas tendem a valorizar quem oferece um teor considerado mais relevante. Seja através de um blog, redes sociais, vídeos no Youtube ou ebook, garanta que o público-alvo esteja de fato interessado no que a empresa oferece para além do produto final.
Tenha uma linguagem bem definida
O copywriting, texto feito para peças publicitárias, legendas de postagens e outros materiais feitos para chamar a atenção do potencial cliente, deve ser claro e alinhado com os objetivos da marca.
Engana-se quem pensa que a legenda do Instagram não tem poder. Todos esses textos servem para atrair a atenção das pessoas e um texto bem formulado e atrativo é o que fará a diferença entre continuar rolando o feed ou parar para saber mais.
Faça testes
Para compreender melhor o que está impedindo o aumento dessa métrica, a melhor forma é fazer testes. No marketing, o termo utilizado é Teste A/B, que sugere a criação de duas versões que irão dividir o tráfego.
Assim, é possível ver qual é mais eficiente, ou ainda se um modelo específico é mais eficaz com determinado grupo. Isso permite conhecer melhor o público e focar nas estratégias adequadas.
Saiba o que fazer com o lead
Em geral, as estratégias de conversão não levam direto para a compra de um produto, mas sim iniciam uma jornada para que o cliente se familiarize com as soluções, conheça os diferenciais do serviço e encontre oportunidades adequadas com seus desejos.
Por isso, garantir a conversão inicial é apenas a primeira etapa. Ao conquistar esse primeiro contato, se não houver uma nutrição adequada, enviando conteúdos relevantes regularmente, esse engajamento não irá permanecer e os leads conquistados vão ficar sem ter com o que interagir, acarretando em perda de vendas.
Para aumentar a taxa de conversão é preciso desenvolver boas estratégias de marketing, sempre atento às transformações do mercado e dos consumidores. Nada permanece igual por muito tempo na internet, e o que interessava meses atrás, pode já não fazer mais sentido. Portanto, saber se atualizar e buscar novos caminhos é essencial para atrair novos públicos e aumentar as vendas.