Logística na prática: como planejar seu e-commerce
Conheça as principais etapas logísticas do e-commerce e veja como se planejar para armazenar e entregar os produtos corretamente
Controle de estoque, rastreio de pedido, separação, embalagem, todas essas coisas podem ser novidade para quem está começando um e-commerce, mas as etapas logísticas da compra on-line certamente farão parte do dia a dia da empresa. Há muitas formas de começar um negócio digital mas, quem deseja ter autonomia e ver a organização crescer, precisa se aprofundar e entender a logística na prática.
Muitas pessoas iniciam um negócio ainda dentro de casa e se dedicam, inicialmente, a popularizar sua loja, ou integrá-la a um marketplace. Porém, depois que o processo ganha forma, é preciso considerar questões como espaço e entrega.
A não ser que o produto vendido seja muito pequeno, dificilmente será viável manter um estoque dentro da residência, e mesmo que isso aconteça, é preciso usar ferramentas para controlar esses produtos, bem como os materiais necessários para fazê-los, os pedidos e entregas, taxas dos correios, prazo, tipo de embalagens.
Todas essas questões afetam aspectos como o valor do produto, a plataforma onde será vendido, a capilaridade da entrega, e é importante até para definir ações de marketing digital.
Logística na prática
Todos esses assuntos fazem parte de um único processo: a logística, responsável por toda a administração das movimentações dos produtos, desde a compra de matérias-primas, até a entrega para o consumidor final. A operação logística pode ser extremamente complexa, quando se trata de uma grande varejista, como a Amazon, por exemplo, mas é simplificada para operações menores.
Ainda assim, deve ser uma prioridade para quem gerencia um e-commerce, já que tem impacto direto na fidelização dos clientes, reputação da loja e margem de lucro. Por isso, neste texto faremos um guia com todas as informações logísticas que devem ser levadas em consideração.
Esse processo varia muito dependendo do tipo de operação, mas para começar a fazer o planejamento logístico é necessário pensar nas quatro etapas principais:
- Recebimento
- Gestão de estoque
- Separação e embalagem
- Envio e rastreamento
Recebimento
Aqui é onde o produto ou matérias-primas para sua fabricação chegam. Caso seja a segunda opção, é necessário adicionar etapas de fabricação. Quando o produto vem pronto, essa é a etapa onde ele é recebido. Nesse momento é preciso contar com um bom controle de estoque, para entender quais e quantos produtos devem ser comprados e onde eles serão colocados no estoque.
Gestão de estoque
Essa é, talvez, a etapa mais importante do processo, pois pode gerar perda financeira em caso de estoque parado. Esses produtos já foram comprados e, se não forem vendidos, vão gerar prejuízo. Há formas de tentar diminuir os danos, fazendo promoções e aplicando descontos, por exemplo, mas uma gestão eficiente evitará isso.
Para tanto, é importante contar com uma ferramenta adequada que ofereça relatórios completos sobre o que o público consome. É comum que esses dados sejam mais inconstantes no primeiro ano de negócio, mas a partir daí já é possível saber em qual mês mais vende, quem é o público-alvo, quais são os produtos com mais procura, quais ficam parados no carrinho sem a compra ser finalizada.
Todas essas informações vão dar indicações de estoque como, por exemplo, quanto reabastecer de determinado produto ou quais precisam ter um estoque maior em determinada época do ano.
A gestão do estoque pode ser feita através de diversos métodos e é necessária até para pequenos negócios. Contar com um lugar próprio para deixar os produtos também é recomendado, não só pela segurança e conservação adequada, mas pela disposição para facilitar a separação.
Um dos segredos de um bom estoque é saber como organizar os itens nas prateleiras de forma a agilizar a separação para envio. Quem tem um pequeno negócio e conta, por exemplo, com um self-storage para fazer a armazenagem, pode customizar as prateleiras em quantidade, altura e divisões, deixando os itens mais comprados em locais com acesso mais fácil.
Separação e embalagem
A etapa de separação é mais complexa em operações maiores, quando se tem um centro de distribuição. Neste caso, é preciso utilizar tecnologia para entender onde os itens estão nas prateleiras, e também para traçar uma rota para retirá-los.
Já em operações menores, esse processo é mais simples, e basta apenas pegar o item ou, dependendo do tamanho e quantidade, usar um transporte como um carrinho para este processo. Ainda assim, é com o controle de estoque citado acima que esse processo se dá agilmente, já que a pessoa saberá exatamente qual produto pegar onde.
Já quando se fala em embalagem, até mesmo o tamanho da caixa onde o produto será enviado deve ser analisada. Isso porque tanto os Correios quanto as transportadoras privadas baseiam seus valores em peso ou tamanho.
A embalagem também tem um papel importante também na satisfação do cliente. O “unboxing”, processo de filmar enquanto abre um pedido, se tornou popular nas redes e causar euforia e empolgação pode até servir como um atrativo de vendas. Além disso, uma caixa muito grande pode causar avarias, e ser mais difícil de carregar.
Envio e rastreamento
Essa é uma etapa que precisa ser bem estruturada, pois tende a ser a mais cara, tanto para a empresa quanto para o consumidor. O valor do frete é um desafio no e-commerce, já que é um dos principais motivos para um cliente abandonar o carrinho de compras.
Manter o valor de entrega gratuito pode não ser viável para a empresa, mas soluções que podem ajudar a sanar essa questão incluem um programa de descontos para clientes cadastrados ou promoções sazonais.
Ainda assim, é preciso ter uma regra em mente: cumprir com o prazo. É preciso ser realista para entregar dentro da data estipulada. Se isso não acontecer, pode perder o cliente, além de receber críticas negativas on-line.
Negocie os valores e prazos com as transportadoras e, se for o caso, utilize mais de uma em determinadas regiões. Também rastreie o produto para que o cliente possa acompanhar as etapas. Além de oferecer confiança, permite que ele se prepare e esteja em casa, evitando uma segunda entrega.
Como vimos, para aplicar a logística na prática é necessário avaliar diversas questões. Por isso, antes de mais nada, e com base nessas quatro etapas principais, faça um bom planejamento. Entenda qual parte necessitará de mais investimento, sempre tendo em mente a satisfação do cliente.