O que fazer com seus dados? Veja como analisar KPIs e criar estratégias eficientes
Coletar dados é mais do que checar números on-line, e precisa contar com uma estratégia eficiente. Entenda como funcionam os KPIs e como implementar com eficiência.
Hoje, um negócio digital conta com dados por todos os lados. Curtidas no Instagram, acessos ao site, clique na newsletter, tempo gasto em uma página, tudo gera números e eles servem para medir o desempenho das estratégias de uma empresa. Mas só acessar esses dados, sem saber o que fazer com eles, como criar e analisar KPIs de forma correta e como aplicar no planejamento da empresa, pode não levar a lugar nenhum.
Além disso, os índices de performance e as métricas têm papéis distintos na estratégia de uma marca e é preciso entender cada um para então fazer um diagnóstico adequado.
O que é KPI?
Vamos começar pelo básico, entendo o conceito de KPI. A sigla em inglês significa Key Performance Indicators, ou Indicadores de Performance Chave. Eles são definidos para que a empresa possa medir seu desempenho e leva em consideração os objetivos de uma organização.
Com eles, é possível analisar a performance em diversas áreas, como relacionamento com cliente, retenção, qualidade do produto e produtividade. Portanto, os KPIs são o conjunto de métricas analisados para medir a atuação de diversas áreas. Vamos entender melhor os principais tipos de KPI a seguir:
KPIs primários
São os números essenciais que indicam o crescimento da empresa. Em geral, são os dados consolidados que os gestores vão analisar, como aumento do lucro e vendas. Estão diretamente ligados às estratégias da empresa. Por exemplo, se a marca quer aumentar as vendas via site, aqui são analisadas as compras feitas em determinado período, e o valor gerado.
KPIs secundários
Serve como uma extensão dos primários, e entram em detalhes da estratégia. Seguindo o mesmo exemplo, para aumentar as vendas, a marca pode apostar em marketing digital. Portanto, aqui as métricas relacionadas a abertura de e-mails, cliques e acesso ao site via correio eletrônico são avaliadas.
KPIs práticos
Aqui, são avaliadas as ações em detalhe. Para aumentar as vendas do site, quais ações foram tomadas? Digamos que a empresa apostou nas redes sociais e fez posts pagos. Aqui cada ação é detalhada, incluindo o custo e o retorno.
Como escolher e implementar
Antes de sair checando todos os dados, a empresa primeiro precisa definir suas estratégias. E isso vale para qualquer empreendimento, desde MEIs, até grandes corporações. O que vai mudar é o que será analisado. Confira os quatro passos para definir os KPIs e implementar:
1- Defina a estratégia da empresa
Esse planejamento deve ser a longo prazo, como por exemplo, um ano. Está ligado aos KIPs primários, e traz as informações gerais que a empresa pretende atingir: dobrar o faturamento, aumentar a produção, ampliar a venda para outras partes do Brasil, amplificar sua presença nas redes sociais, etc.
2- Crie metas
Com as estratégias acima, defina resultados concretos. Se quer dobrar o faturamento em um ano, quanto tem que aumentar mês a mês? E como isso será feito? É assim que se desdobra a avaliação, chegando aos KPIs secundários.
3- Defina o processo de coleta
Como a análise se baseia em números, é preciso compreender quais são as fontes desses dados. Dentro disso, com que frequência será feita a análise, mensalmente? Semanalmente? Para que os dados façam sentido, isso tem que ser planejado com antecedência para que a equipe esteja alinhada e saiba o que avaliar quando a avaliação começar.
4- Monitore e promova melhorias
Os dados importantes precisam ser monitorados regularmente para oferecer uma visão mais clara se as estratégias estão fazendo efeito. Assim, a empresa pode avaliar o sucesso de seu planejamento e, se os números não se adequarem ao que foi proposto inicialmente, tem a oportunidade de fazer melhorias contínuas e criar novos métodos para atingir seus objetivos.
Analisar KPIs só será eficiente com uma boa estratégia, pois mais importante do que checar todos os números, é entender quais os números que realmente significam para o desenvolvimento de uma organização.