M-commerce: veja como vender pelo celular
Veja como o celular tem se tornado o principal canal de compra das pessoas e entenda o que é necessário para vender via mobile
O e-commerce cresce e se desenvolve no Brasil e no mundo com a premissa de facilitar a vida dos consumidores, que podem consultar preços, fazer comparações e encontrar o produto que mais se adequa aos seus desejos fazendo apenas alguns cliques no computador. Mas os smartphones são os dispositivos mais utilizados pelas pessoas e as empresas precisam entender como vender pelo celular para atrair novos clientes.
Uma pesquisa recente feita pela plataforma de segurança cibernética Appdome apontou que 90% dos brasileiros se sentiram mais confortáveis utilizando aplicativos móveis na hora de fazer compras on-line, do que computadores.
Isso significa que os consumidores têm aumentado sua confiança na aquisição através desses dispositivos, o que representa um alto potencial de compra.
Quem atua com e-commerce sabe como esse formato é dinâmico e o público atualiza suas preferências com regularidade na hora de fazer compras. Com isso, buscar novos caminhos para atender as preferências de cada um é essencial para se destacar, aumentar as vendas e ampliar os negócios.
Nos últimos anos, redes sociais como o Instagram se tornaram imprescindíveis para impulsionar as marcas, e novas plataformas como marketplace permitiram que mais negócios prosperassem on-line.
Todas essas opções são viáveis no mobile, e fazem parte de uma categoria de compra conhecida como “m-commerce”. A expressão representa todo tipo de compra feita pelo celular, seja através das redes sociais, aplicativos ou navegadores. Porém, a mídia tem suas próprias configurações e, para garantir a efetividade da venda, é necessário considerar algumas estratégias. Confira:
Responsividade
Um dos aspectos mais importantes quando se fala em adaptar um site para o navegador do celular é o ajuste para o formato. As telas dos celulares são menores, e o manuseio é diferente de quando se usa um mouse. Por isso, as páginas devem ser adaptadas para caber de forma que as pessoas consigam navegar sem ter que ficar dando zoom, ou ajustando as imagens.
A jornada dos consumidores entre ser impactados por um produto e fazer a compra final é longa e muitos motivos os fazem abandonar o carrinho. Uma experiência de compra ruim, como problemas de navegação que deixam o carregamento lento, vão afastar os clientes. A demora, inclusive, faz com que 53% dos visitantes de um site o abandonem caso a página leve mais de 3 segundos para carregar, segundo o Google.
Integração com as redes sociais
Faça das redes um canal de compra eficiente e integrado com seu e-commerce. É justamente por ser acessada pelo celular que elas podem encurtar o caminho e facilitar a conclusão da compra.
Além do Instagram, Facebook e TikTok também oferecem essa configuração. Com isso, ao acessar o perfil, ou até mesmo de forma direta a partir de uma postagem, os usuários podem ir direto para a página do produto.
Aplicativo
Apesar de ser uma ferramenta custosa para desenvolver, dependendo do volume de compras ou variedade de produtos, pode ser a melhor solução para o negócio. Com um app próprio a marca pode sugerir ofertas customizadas, guardar as informações dos clientes para agilizar compras futuras e viabilizar melhores condições de frete.
Assim eles proporcionam uma experiência única, diferenciando-se dos concorrentes.
Segurança
Independente do caminho escolhido, é essencial oferecer segurança na operação, garantindo a proteção dos dados dos clientes. Não é preciso dizer que um consumidor que tiver suas informações vazadas não só vai prejudicar a reputação da empresa, como pode resultar em ações legais.
Pagamentos facilitados
Essa estratégia já é importante para o e-commerce em geral, e quando se trata de compras pelo celular não é diferente. É provável que as plataformas de pagamento estejam no próprio dispositivo da pessoa, e ter opções vai permitir que ela tome a decisão da compra imediatamente, de acordo com o que tiver disponível e for mais conveniente no momento da compra.
Vender pelo celular exige um olhar para as últimas tendências de consumo, pois serão mais eficientes quando levam em consideração o que os clientes querem e o que os fará tomar a decisão final e finalizar a compra. Mas se atentar aos passos acima agiliza esse processo e aumenta as chances de conquistar novas vendas.