Live commerce: como fazer parte dessa tendência
Conheça uma das principais tendências on-line que deve se popularizar nos próximos anos como uma poderosa ferramenta de vendas
Você já ouviu falar em Live Commerce? Se não, essa é a hora de conhecer essa tendência do marketing digital, que despontou nos últimos anos e deve se fortalecer no mercado, como forma de impulsionar as vendas.
O conceito não é novo, mas se modernizou nos últimos anos, impulsionado pela pandemia. O formato já é muito tradicional na televisão, onde canais se especializaram na venda de produtos ao vivo, e as pessoas podem comprar pelo telefone durante a programação.
Desde 2020, porém, as lives sofreram um boom por conta da pandemia e seu consequente isolamento, e os eventos ao vivo se tornaram uma oportunidade para divulgar produtos e aumentar o faturamento.
Com isso, criou-se o conceito de Live Commerce. neste texto, vamos explicar tudo sobre o formato, suas possibilidades e como embarcar nessa tendência.
Live Commerce
Adaptado da televisão, em geral esse formato é utilizado na internet, embora alguns programas realizem algo similar. O “Big Brother Brasil”, por exemplo, conta com inúmeros patrocinadores nas provas e ações ao vivo, e em geral as marcas oferecem promoções e oportunidades exclusivas para quem comprar durante o programa, através de um QR Code exibido na tela.
Mas o mais comum é que as lives sejam feitas na internet, através de plataformas de streaming, seja pelo Instagram, Youtube ou outra ferramenta.
O Live Commerce é muito popular na Ásia e, na China, já é uma das vertentes do marketing mais populares. Em 2021, esse modelo foi responsável por 10% das vendas on-line no país.
O poder da comunidade
Uma forte tendência para os próximos anos, impulsionada pelos nichos criados pelo TikTok, são as comunidades. São grupos com interesses em comum, geralmente de temas específicos. Saindo da rede de vídeos, esse conceito tem se espalhado para outras redes.
As marcas que buscam atualização constante no meio digital podem e devem aplicar essa ideia em seus negócios. Isso significa ter um espaço onde os clientes e interessados pelo serviço ofertado possam interagir. E é aí que o Live Commerce se torna interessante, pois pode reunir esses membros da comunidade em um espaço virtual ao mesmo tempo.
A live aumenta o engajamento do público, e é o momento ideal para mostrar a qualidade e os diferenciais do que é ofertado. Mesmo que atue com varejo físico, mas especialmente para quem está inserido no e-commerce, esse formato permite detalhar o que é vendido, tirar dúvidas do público e, em muitos casos, pode ser o fator definitivo para concluir uma compra.
Além disso, é comum que se realizem ações especiais durante essas lives, como descontos, cupons, promoções, e outras oportunidades exclusivas para o período em que o vídeo está no ar.
Antes de criar a live, é preciso fazer um bom planejamento, com previsões de estoque, estimativa de público e de vendas. Prometer e não entregar vai diminuir o valor da marca, gerar críticas na internet e, consequentemente, causar o efeito inverso: diminuir as vendas. Portanto, ir ao ar ao vivo é a última etapa, antes de definir qual será o tema, quem serão os convidados, em qual plataforma será feita, quanto tempo ficará no ar e como será a interação com o público.
Já falamos por aqui sobre a importância de oferecer um conteúdo de qualidade para o público-alvo, e com a live não é diferente. Existem alguns formatos que funcionam, e vamos mostrar os principais a seguir:
1- Tutorial
Mostrar um produto ou serviço em uso é a melhor forma de indicar sua qualidade, usabilidade e até versatilidade. Um exemplo comum é o ramo de beleza. Uma empresa de cosméticos pode contratar um profissional para mostrar como utilizar, fazer maquiagens diferentes, mostrar a rotina de skin care.
Mas esse modelo não se limita a isso. Quem atua com softwares, por exemplo, pode fazer demonstrações de uso, e até mesmo utilizar dúvidas e modelos de quem está assistindo para ilustrar seu uso.
2- Influencers
Outra tendência que segue em crescimento é o uso de influencers. Eles são considerados autoridades em determinados temas e tem alto poder de persuasão, além de atrair seu próprio público para o conteúdo. Podem ser microinfluenciadores, ou grandes nomes do mercado.
Em geral, aqui o foco é entretenimento, e eles falarão sobre sua expertise, enquanto comentam sobre o produto ou ação.
3- Lançamento
Nesse caso, funciona para apresentar um produto ou solução novos, uma coleção de roupas, ou outra novidade. Esse conceito também pode se relacionar com o outro e um influenciador por apresentar o lançamento, por exemplo.
O Live Commerce está só começando a se popularizar por aqui e deve seguir crescendo. Embora já não haja mais necessidade de isolamento, as pessoas querem praticidade, e esse formato permite que troquem ideias e saibam sobre produtos e temas de seu interesse sem sair de casa.