Saiba como fazer e editar fotos para e-commerce
Veja dicas para fotografar, iluminar e editar as fotos, e destaque seu e-commerce com as melhores imagens
Com tantos aspectos para se levar em consideração ao abrir um comércio eletrônico, muitas empresas não se dão conta da importância das fotos para e-commerce. Porém, esse é um dos pontos chave para concluir uma venda, e deve ser uma prioridade na hora de montar sua loja on-line.
A presença digital é muito acirrada, e para se destacar os e-commerces precisam fazer um trabalho constante de otimização e divulgação, marcando presença nas redes sociais, atentando-se às novas tendências e atualizando as estratégias de marketing.
Mas, além disso, é preciso se dedicar às imagens, pois elas podem ser determinantes para concluir uma compra. Estatísticas apontam que 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é um fator decisivo na compra.
Além disso, boas imagens agregam valor e ainda aumentam o engajamento do produto. Portanto, ignorar esse fator vai te deixar atrás da concorrência.
Mas, para fazer boas fotos não precisa contar com equipamentos profissionais, especialização em fotografia, nem conhecimento avançado de photoshop. Existem algumas ferramentas e truques que ajudam a criar fotos com cara de profissionais.
Como fazer fotos para e-commerce
Imagine que você irá a uma loja física. provavelmente vai querer segurar o produto, sentir a textura, e em alguns casos experimentar. A imagem deve oferecer uma experiência mais próxima disso possível. Por isso, reunimos 5 dicas para fazer as melhores fotos para e-commerce:
1- Menos é mais
Talvez você queira criar um conceito, ou colocar textos e outras coisas na imagem. isso pode funcionar para redes sociais, por exemplo. Mas, no site, o ideal é a imagem “limpa”, cura. Por tanto, aposte em um fundo neutro, de preferência branco, que deixe os traços, linhas e detalhes mais evidentes.
É possível fazer isso em casa, criando um “estúdio”. Para isso, é preciso de materiais baratos, como caixa de papelão, cartolina, papel vegetal, e luminárias de mesa. Veja como fazer no vídeo abaixo:
2- Iluminação
O aspecto “profissional” de uma foto está muito mais relacionado à iluminação do que à câmera. Com a luz certa, as sombras somem e a imagem já fica com aparência de que foi tratada. No vídeo acima, podemos ver como as luzes são posicionadas a cerca de 20 cm do difusor, que no exemplo foi feito com papel vegetal. Em geral, é melhor utilizar essas luzes indiretas do que o flash, seja da câmera, ou do celular.
Existem modelos de luminárias de mesa por até 20 reais, e a luz ideal é sempre branca. Outro truque de iluminação é o ring light. Conhecido por quem faz vídeos para a internet, também pode ajudar na hora da produção das fotos.
3- Ângulos
Para as pessoas terem essa sensação de que estão pegando o produto na mão, ele tem que ter muitos ângulos. De cima a baixo e em todos os lados, ofereça uma visão completa. A galeria pode estar repleta de imagens, pois nesse caso, “mais é mais”.
Outro detalhe importante é ativar o modo zoom. Em casos onde as peças têm detalhes de cor, linhas ou textura, essa característica vai permitir que os usuários observem mais atentamente. Se o produto tiver diferentes cores, todas devem estar disponíveis na galeria, com os mesmos ângulos.
4- Programas de edição
Quem tem novos produtos com regularidade e precisa editar com frequência pode investir em um programa pago, como o Photoshop, por ser mais completo e ter mais opções para editar. Mas, se o investimento não for possível, existem plataformas gratuitas – com limitação de quantidade de imagens.
A principal é Pixlr, que tem um visual parecido com o Photoshop e suas funcionalidades mais básicas. O Polarr é um editor simples, mas com diversas funções que ajudam a corrigir cor, luz e sombra.
O Canva também permite algumas edições simples, mas é mais indicado para outras produções como projetos gráficos, banners, imagens para redes sociais. Sua versão gratuita inclui muitas funcionalidades.
Quem precisa de praticidade e quer fazer a edição pelo celular, também há muitas opções de aplicativos, como o Snapseed. Por lá, também dá para editar aspectos como luz e cor, além de cortar e ajustar. Veja como no vídeo:
5- Aplique o produto ao seu uso
As fotos com fundo neutro são importantes e, dependendo da plataforma, obrigatórias. Mas elas não impedem de utilizar outros acessórios, ou ainda o uso de modelos que mostrem bem seu uso.
Jóias, por exemplo, podem ser fotografadas com o fundo branco, e em uma pessoa, com zoom das mãos ou orelhas, por exemplo. As duas versões de fotos para e-commerce têm funções importantes de detalhar o produto e encantar as pessoas, que poderão visualizar a si mesmas utilizando-o.