Social commerce: como vender pelas redes sociais em 2022
Uma pesquisa mostra que, no Brasil, as vendas pelas redes sociais pode superar o e-commerce em alguns anos. Veja como utilizar as principais plataformas para ampliar os negócios em 2022
Aqui no blog, sempre falamos sobre vendas pela internet – seja via sites ou redes sociais. O comércio eletrônico segue expandindo e, hoje, muitos brasileiros já incluíram compras virtuais na sua rotina. Com isso, vemos o mercado aquecido e novas plataformas surgindo para atender essa demanda.
Também sempre falamos sobre a importância das redes sociais nesse processo e, apesar de seguirem as mesmas, a maneira como elas funcionam e o que oferecem para contas comerciais muda com frequência. O social commerce, ou seja, venda direta via redes sociais, é uma tendência crescente, e é preciso estar sempre atento ao que Instagram, Facebook e companhia estão fazendo para promover negócios.
De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner e divulgada no E-commerce Brasil, 76% dos usuários busca produtos nas redes sociais antes de realizar uma compra. O número de pessoas que passou a comprar via redes também segue crescendo e, nos próximos anos, deve movimentar USD 3 trilhões em todo o mundo.
Segundo um levantamento da Accenture, o Brasil é um dos mercados onde o social commerce tem mais potencial e, nos próximos anos, a venda digital via redes pode superar o e-commerce. Com isso, é importante entender as inovações constantes das principais redes sociais, e saber como vender e se destacar em cada uma delas.
Instagram: o queridinho dos influenciadores
A rede social de fotos se transformou muito ao longo dos anos. O Instagram se tornou a principal plataforma para influencers, criando um novo mercado e oportunidades de vendas. Também se reinventou, passando a permitir vídeos e fotos com duração de 24 horas nos stories e caminhando, em 2022, para uma rede de vídeos.
Ainda na pesquisa citada acima, o Instagram é um dos principais canais de social commerce, e representa 50% das vendas. Com 95 milhões de usuários no Brasil, é um mercado com grande potencial.
Em 2022, os influenciadores ganham ainda mais destaque, já que pesquisam indicam que os usuários têm mais confiança em pessoas do que empresas. Portanto, apostar em parcerias, ainda mais com a nova função de posts em conjunto com outras contas, é um impulsionador do negócio.
Facebook: o clássico ainda esta em alta
Muitos podem dizer que o Facebook está em baixa, mas a rede social de Mark Zuckerberg ainda apresenta números expressivos quando o assunto é venda. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, a rede registrou 7 milhões de lojas até o começo de 2021, que interagiram com 250 milhões de pessoas.
Para se destacar na rede, é importante analisar as métricas oferecidas, e oferecer oportunidades alinhadas com os desejos dos usuários. Segundo relatório do próprio Facebook, “as marcas precisarão antecipar as necessidades futuras e colocar os compradores no controle”.
Google: o campeão de vendas
A platafroma de busca ainda é o canal de social commerce mais utilizado no mundo, representando 53% das vendas via redes sociais. O site de busca já tem sólida confiança dos consumidores, o que auxilia no comércio.
Criado em 2011, o Google Shopping agrega resultados de produtos em e-commerce, e oferece aos usuários as melhores opções de compras de acordo com modelo do produto, valor, frete, etc. Para ser considerado nessa área, o e-commerce precisa indicar informações detalhas do produto, como explicado aqui. A visibilidade da rede oferece muitos benefícios, que vão além da ampliação da presença digital. Estar no Google Shopping oferece maior tráfego para o site, melhor ranking nas buscas e, claro, aumento nas vendas.
WhatsApp: o canal em ascensão
O WhastApp é a rede mais utilizada no Brasil, com 165 milhões de usuários e, por isso, deve ser considerado como um canal de venda das empresas. Além disso, pesquisa feita com grandes varejistas como Decathlon, Telhanorte e Leroy Merlin apontam que a taxa de conversão da rede é de 9%, acima da média geral de vendas tradicionais.
Para prosperar no WhatsApp, porém, é preciso atender o cliente. Uma das principais exigências para quem utiliza a plataforma para compras é rapidez no atendimento. Outro levantamento também aponta que o período com maior conversão de compras é às segundas-feiras.
Fique de olho: TikTok
O atual fenômeno das redes sociais já mostrou que veio para ficar. O TikTok tem mais de 4 milhões de usuários no Brasil, que é o segundo país que mais utiliza a rede. Com seu crescimento, surgem também novas oportunidades para promover marcas e produtos. As marcas já entenderam que precisam estar na plataforma e muitas já realizam parcerias com nomes de destaque na rede. Por isso, para quem quer acompanhar as tendências de social commerce, precisa ficar de olho na rede do momento.