O que é F-commerce e como vender pelo Facebook
O Facebook é a rede social mais acessada no mundo, e sua plataforma de vendas oferece inúmeras oportunidades de fazer negócios. Saiba mais sobre F-Commerce e descubra como vender pela rede
Para quem nunca ouviu falar, F-Commerce parece um erro de digitação, mas se já conhece, sabe bem de onde vem o “F”: Facebook. A rede social tem sua própria plataforma de venda on-line, e esse canal tem muito potencial para ser explorado no Brasil.
Novas redes sociais, como o TikTok, vem crescendo e se popularizando, mas, mesmo com as transformações constantes na internet, o Facebook ainda é a rede social mais acessada do mundo.
Com 2,9 bilhões de usuários ativos, 141 milhões só no Brasil, a rede de Mark Zuckerberg permanece em primeiro lugar, o que significa que há muitas oportunidades para quem quer usá-la de forma comercial. Mas o que, exatamente, é o F-Commerce e como utilizá-lo? Vamos contar tudo para você neste texto.
Como começar?
Para quem já atua com e-commerce, essa é uma forma de ampliar seu público. Para quem está começando, é uma oportunidade de expor a loja para um número maior de pessoas, sem pagar nada por isso, já que abrir uma loja no Facebook é de graça.
Para começar, é preciso apenas ter um perfil comercial. Hoje, todas as atividades comerciais – incluindo os anúncios e posts patrocinados, ficam concentrados no “Facebook Business”. É lá que também fica a opção de criar uma loja.
Ao começar, existem três opções para finalização da compra: ir para o site do e-commerce, seguir pelo Messenger ou permanecer na rede e fazer a compra pelo próprio Facebook. Depois, é só montar o catálogo, incluindo os produtos, com descrição, preço e boas imagens ilustrativas.
A partir daí, há dois principais caminhos: divulgar os produtos organicamente na página por meio de postagens, ou fazer anúncios pagos. O orgânico pode funcionar, mas é incerto. Já os anúncios pagos permitem escolher o público-alvo que quer atingir.
Dessa forma, é possível definir localidade, idioma e interesses com base no perfil dos usuários, e fazer com que os produtos cheguem nas pessoas com mais chance de comprar.
Dicas para aumentar as vendas no Facebook
Apostar em conteúdos relevantes, mesmo que não sejam diretamente relacionados às ofertas da página, é uma importante ferramenta. Isso porque esse tipo de material (pode ser um link para matéria de blog, imagem com informações e dicas) gera mais credibilidade para a página.
Também é preciso ficar atento aos comentários feitos nas publicações e mensagens no Messenger. Agilidade nas respostas, e o uso de uma linguagem adequada para o público-alvo (mais informal se for jovem, por exemplo) são importantes para manter o público engajado.
Fique atento
Vender pelas redes sociais também deve gerar atenção. Sites de e-commerce costumam ter uma estrutura que oferece segurança. Isso protege a empresa de possíveis fraudes, e os consumidores mantém seus dados em segurança.
Nas redes sociais, há chance de golpes é maior. Hoje, Instagram e Whatsapp são os principais alvos de fraudes, mas o Facebook não está imune a isso. Um golpe comum aplicado na rede é o uso de cartões clonados.
Nesse caso, é muito comum que sejam feitas várias compras com valor baixo em uma hora, para testar o limite do cartão. Para quem administra uma loja, é importante analisar as compras e os usuários, e encontrar esse tipo de padrão, bloqueando e denunciando o usuário.
Vale a pena apostar no F-Commerce?
As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de comércio eletrônico e, nos últimos anos, o conceito de Social Commerce tem ganhado força. Com isso, além do Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin embarcaram no modelo que propõe fazer vendas diretamente por esses canais.
Só no Facebook, 1 bilhão de pessoas circulam no marketplace para comprar e vender todos os meses. Para quem quer ampliar as vendas no digital, não dá para ignorar esses números.