Veja como economizar na reforma
O período de reforma pode ser intenso e, sem seguir algumas etapas fundamentais, pode sair mais caro do que o esperado. Veja nossas dicas para economizar:
Reformar a casa pode ser um pesadelo para muitas pessoas. Entre gastos, logística, sujeira e tempo, há quem adie ou desista de fazer aquela transformação. Mas, além de se fazer necessário em algumas situações, também pode ser o único jeito de ter a cozinha dos sonhos, ou finalmente trocar os azulejos do banheiro, ou derrubar aquela parede e fazer uma sala maior.
Há um consenso geral de que uma obra sempre sai mais caro que o planejado, mas é possível economizar na reforma seguindo alguns passos, que incluem muita organização e pesquisa. Antes de colocar as mãos a obra, confira nossas dicas:
Planeje tudo
O primeiro passo é planejar muito bem o que será feito. Com a ajuda de um profissional, que será encarregado pela obra, é importante criar um cronograma detalhando todas as etapas da construção, o tempo e materiais necessários para cada uma, além do valor.
Claro, os contratempos vão acontecer, mas quando melhor o planejamento, menos o risco de passar do limite. Nesta etapa, também é importante definir o orçamento e os prazos, sempre lembrando de manter uma reserva para imprevistos. Por exemplo, tem R$ 10 mil para a obra? Estabeleça o orçamento em R$ 8 mil, e garanta uma sobra para eventualidades.
Pesquise muito
Antes de começar a quebrar tudo, é importante pesquisar bastante. Com o planejamento acima feito, é mais fácil ter uma noção de quanto usará de terra, cimento, tijolos, e outros materiais básicos. Pesquisando na internet com cuidado, é possível encontrar opções mais econômicas, ou fretes menores.
Isso vale ainda mais para os acabamentos. Só com muita pesquisa é possível encontrar opções mais baratas, além de materiais alternativos, que são similares visualmente, mas podem custar bem menos, como pisos vinílicos ao invés do revestimento frio, ou policarbonato no lugar de vidro.
Mantenha o espaço limpo e organizado
Isso se aplica a casa em geral, então por que não serviria para uma reforma? Manter o ambiente limpo evita gastos extra no futuro. Ao concluir uma instalação, é importante limpar as paredes e o chão, evitando que o material fique grudado, e exija uma limpeza especializada. Além disso, sem organização, os instrumentos podem facilmente sumir na bagunça, gerando mais despesas. Notas fiscais e dados dos fornecedores também devem ser guardados, caso haja um problema nas peças, ou precise fazer um novo pedido.
Ainda nesse sentido, é preciso avaliar o tamanho da obra. Dependendo de onde for, e quanto tempo durar, é importante tirar os móveis do espaço. Eles podem ser quebrados, rachados, ou ficarem muito sujos, gerando um custo extra.
Para evitar isso, você pode utilizar um self storage. São inúmeras opções de tamanho, que podem armazenar desde um guarda-roupa, até diversos móveis, ou objetos de decoração frágeis, como quadros.
Coloque piso sobre piso
Uma solução que pode gerar muita economia em uma reforma é colocar o piso ou revestimento por cima do que já existe. É preciso se atentar antes se é possível fazer isso: se o piso não está oco, ou se alguma infiltração estragou esse revestimento. Se não for necessário tirá-lo, colocar o piso novo por cima vai baratear, e muito, sua reforma.
Veja algumas dicas para aplicar essa técnica:
Avalie opções de crédito
Dependendo do tamanho da reforma, não é possível reunir de cara todo o valor necessário para começar. Porém, existe hoje no mercado uma série de opções de linhas de crédito que podem ajudar no financiamento da reforma. Os principais bancos oferecem uma linha nesse sentido, com taxas e créditos que variam de acordo com a instituição e o perfil. Lojas de materiais de construção também costumam oferecer oportunidades de crédito.
Com essas dicas, já é possível tirar o sonho do papel, e ter a casa que você sempre quis, sabendo como economizar na reforma.