Conheça plataformas de e-commerce para começar seu negócio em 2022
Saiba quais fatores levar em consideração e veja uma lista de diferentes plataformas que podem ajudar a tirar seu negócio do papel este ano
Muitas pessoas sonham em começar o próprio negócio e se tornar empreendedores, e o e-commerce oferece essa oportunidade, por permitir que mesmo empresas menores consigam se desenvolver. O ambiente virtual tem mais visibilidade e, seguindo alguns passos simples, é possível estruturar uma loja virtual sem nem sair de casa.
Porém, para quem está começando, é importante analisar quais plataformas de e-commerce são mais vantajosas, levando em conta as metas da empresa, o investimento disponível e até o tipo de negócio.
Mas como escolher a plataforma correta?
O mercado está cheio de opções, desde sites mais simples até outros com funcionalidades que atendem uma grande operação. E para avaliar qual escolher, criamos um guia com cinco dicas abaixo:
1- Entenda as funcionalidades e veja se a ferramenta terá o que você precisa
2- Analise o custo-benefício. A plataforma mais cara nem sempre é a melhor, e a mais barata também pode deixar a desejar. Veja qual atende as necessidades da sua empresa e não tenha medo de investir e evitar dores de cabeça no futuro.
3- Veja como é o atendimento. Sistemas podem sofrer falhas a qualquer momento, e é necessário que o suporte consiga contornar a situação com agilidade sem gerar danos ao seu negócio.
4- Pense no mobile. Estudos apontam que 87% das compras on-line foram feitas pelo celular em 2021, portanto a plataforma precisa ter boa funcionalidade tanto no celular quanto no computador.
5- Busque formas de pagamento variadas. O consumidor fica mais exigente à medida em que se adapta ao ambiente digital, portanto ter uma oferta abrangente de formas de pagamento pode ser o diferencial para concluir a compra.
Agora que você já sabe quais os principais aspectos a serem considerados na hora de escolher sua plataforma, confira algumas opções disponíveis no mercado:
Zyro
Focado em pequenos empresários, o Zyro tem uma gama de templates, e permite integração com Facebook e Instagram. Conta com suporte 24h e pode ser criado em minutos. Além disso, também possui planos com valores baixos e 30 dias de garantia de reembolso.
Nuvemshop
Criada na Argentina em 2012, a Nuvemshop é uma das mais populares da América Latina, e hoje conta com mais de 90 mil lojas ativas. Atende desde pequenas a grandes empresas, e tem uma gama maior de planos para atender a variedade de negócios.
Conta com mais de 150 aplicativos e ferramentas, possui integração com Facebook e Instagram e conexão com outros marketplaces.
Shopify
Também popular no Brasil, a Shopify conta com um diferencial importante: oferece ferramentas para que a empresa desenvolva seu branding. Criar a imagem de um negócio envolve muitos aspectos, desde desenvolvimento de logo até posicionamento, e a plataforma ajuda nessa questão. Ainda nesse ponto, oferece integração com plataformas de marketing.
A Shopify conta com grandes clientes como Grupo Arezzo, Cia. Marítima e Pantys.
Tray
A Tray já está no mercado há quase 20 anos e atende todo tipo de empresa. Para as maiores, oferece soluções mais robustas que incluem operação logística. Ainda assim, pode apoiar e-commerces menores, e conta com mais de 300 recursos para vender na internet.
Por conta da abrangência, é ideal para empresas que buscam crescimento a longo prazo, e oferece, em uma só plataforma, inúmeros recursos para atender a expansão dos clientes.
Loja Integrada
Muito focada em pequenas e médias empresas, a Loja Integrada é ideal para quem está começando, justamente pois seu plano mais simples é gratuito. Segundo seu site, contam hoje com mais de 2 milhões de lojas e não cobram comissão sobre a venda de produtos. Possui recursos de vendas, marketing, pagamentos e aplicativos.
Agora que você já conhece as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, é só analisar qual atenderá sua empresa melhor, e começar seu próprio negócio. Boa sorte!