Dark Store: o que é e por que poderia ser perfeito para o seu e-commerce?
Já ouviu falar sobre Dark Store? Chegou a hora de saber mais sobre o modelo que pode ser uma aposta para o seu e-commerce em 2022
Talvez você esteja um pouco cansado de ler e ouvir sobre os efeitos da pandemia no mundo dos negócios. Dá para entender: todas as semanas são divulgados dados e mais dados sobre o e-commerce, o varejo, dicas para economizar, ideias de trabalho remoto etc.
São muitas informações e uma pergunta continua a martelar na cabeça dos empreendedores: como de fato aproveitar as oportunidades alavancadas ou consolidadas no cenário atual? Que modelos adotar? Quais as melhores soluções práticas para fazer seu negócio crescer?
Hoje vamos falar sobre a Dark Store e por que essa tendência pode ser perfeita para o seu e-commerce.
Dark Store: o que é?
É possível que você nunca tenha ouvido esse termo em inglês, mas é mais do que provável que já tenha feito alguma compra nesse tipo de loja. Em tradução literal, “dark store” quer dizer “loja escura”, ou até mesmo “loja às sombras”. Mas pode ser ainda mais interessante pensar na ideia de “loja fantasma”.
Afinal, uma Dark Store nada mais é do que uma loja sem atendimento presencial. Para ser mais preciso, trata-se de um minicentro de distribuição exclusivo para o comércio virtual e, como você já entendeu, fechado ao público.
A diferença da Dark Store em relação aos grandes centros de distribuição tradicionais, além do tamanho, é a localização. Enquanto os primeiros geralmente se localizam em zonas mais distantes, afastadas das grandes metrópoles, as Dark Stores ficam nos principais centros urbanos.
Como a Dark Store pode impulsionar o seu e-commerce?
A ideia desse conceito de Dark Store é investir na proximidade com o comprador, o que diminui o custo com o frete para a empresa e para o cliente, entregando muito mais rápido os produtos. Ou, em alguns casos, até mesmo possibilitando ao cliente retirar – apenas retirar – as compras no próprio local. Quem é da área sabe a importância disso para a fidelização do público.
Assim, trabalhando apenas com a etapa final da venda, as empresas – pequenas, médias e até as grandes – podem muitas vezes garantir a entrega do item no mesmo dia da realização da compra. Quer coisa melhor do que isso?
É claro que a maioria das empresas que apostam nesse conceito também possuem lojas físicas. Ainda assim, é muito vantajoso ter um ambiente separado, exclusivo para armazenamento, separação e envio de produtos comprados de forma online, para oferecer uma experiência de compra otimizada.
Armazenamento estratégico, last mile delivery… será que precisa de mais coisa?
Com a popularização desse modelo de Dark Store na pandemia, hoje existe uma pressão para que os fornecedores comecem a entregar os produtos diretamente nas lojas fantasma, o que significa mais flexibilidade e disponibilidade na quantidade de pedidos. Pressão boa é assim!
Entre as tantas apostas sobre os novos (ou mesmo antigos) modelos que vão permanecer no pós-pandemia, a Dark Store é sem dúvida uma realidade. Os consumidores acostumados à comodidade e facilidade das compras online têm de tudo para ajudar a tornar esse conceito um padrão de consumo.
Tudo bem, você já deve estar razoavelmente convencido da relevância da Dark Store. Mas e o local, como definir?
É aí que entra outra figura essencial para os negócios. Estamos falando do Self Storage, uma solução perfeita para armazenamento, organização e catalogação de itens, com escoamento estratégico para monitorar as movimentações e distribuir os produtos com rapidez e segurança.
Que tal conhecer essa combinação e impulsionar de vez os resultados do seu negócio?