Instagram comercial: dicas para impulsionar o seu negócio
A transformação digital é um processo que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, está em curso há muitas e muitas décadas. Isso porque ela não tem apenas a ver com a internet, mas sim com o avanço de sistemas tecnológicos que possibilitam o desenvolvimento das relações humanas e negócios – assim como o Instagram comercial.
É claro que com os avanços da web e a criação de inúmeras tecnologias, principalmente a partir dos anos 2000, a velocidade e os impactos da transformação digital se tornaram muito maiores.
E agora estamos diante de um cenário jamais imaginado. A pandemia provocou alterações bruscas em todas as atividades sociais e econômicas, em maior ou menor proporção. Hoje, depois de analisar com calma alguns de seus efeitos, podemos ter uma certeza: certas atividades, como o e-commerce e o uso de redes sociais, foram impulsionadas.
O crescimento do comércio eletrônico é talvez o maior exemplo. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a FGV, 7 em cada 10 pequenos negócios já vendem seus produtos e serviços por meios digitais.
É exatamente aí que entra o Instagram comercial. Estamos falando da rede social que mais cresce no mundo, o que significa um espaço ideal para criar campanhas direcionadas, aumentar e diversificar o público-alvo. Mas para isso é preciso pensar em boas estratégias de marketing digital.
Instagram comercial: como começar?
Para começar, basta criar um perfil comercial no Instagram, o que permite acessar ferramentas especializadas para a criação de conteúdo, além de conhecer a audiência e analisar o desempenho da marca, descobrindo melhores horários para postar e atingir mais usuários.
Que tal conferir algumas dicas bem práticas sobre o Instagram comercial?
Instagram comercial: planejamento
O que você vende? Qual o seu público? Quem você quer atingir? Quais os valores da sua marca?
Essas são algumas perguntas básicas que você precisa ter na ponta da língua! Não para responder alguém quando for perguntado, e sim para poder orientar todo o seu planejamento no Instagram comercial. Só vai para frente quem sabe onde está!
Vendas precisam de conteúdos
Já citamos essa palavra antes: conteúdo. Hoje, não basta ficar bombardeando os usuários com posts vendendo seus serviços e produtos. A dica aqui é transformar sua conta de Instagram comercial em uma fonte de conhecimento sobre temas relacionados ao seu produto/serviço.
Vende roupas? Então recheie o perfil do seu Instagram comercial com dicas de moda e tendências. O seu negócio são marmitas saudáveis? Então garanta que não faltem dicas sobre alimentação e estilo de vida equilibrado.
Os clientes querem consumir bons conteúdos e saber mais sobre sua área de atuação e não apenas seu catálogo de vendas. Compartilhe ideias, informações, curiosidades… Até memes são bem-vindos!
Aprenda a usar hashtags
Hashtags, no Instagram comercial e em basicamente qualquer plataforma, servem para potencializar o alcance dos seus posts em buscas. No Instagram, são até 30 hashtags por post – mas nossa dica é: não abuse.
Procure usar no máximo 15 hashtags por publicação. Isso já significa 15 “canais” possíveis para que antigos ou novos usuários acessem seu conteúdo. Estude quais as hashtags mais buscadas no seu segmento e, é claro, crie hashtags próprias para divulgar seu negócio.
Mantenha o feed do seu Instagram comercial atraente
O feed do Instagram comercial é a “cara” do seu negócio. Em sua maioria, os usuários se conectam muito mais com perfis bonitos, artísticos, do que perfis improvisados. Se a grana está curta para contratar um fotógrafo ou designer, aproveite aplicativos simples e intuitivos para criar layouts por sua conta. Uma boa dica é o Canva.
Quando o assunto é aprender a utilizar melhor as redes sociais para impulsionar o seu negócio, poderíamos passar horas e horas dando dicas. Mas esperamos que com essas ideias simples você já tenha de onde partir para começar agora mesmo a usar o Instagram comercial e alavancar a sua marca. #partiu?