Last mile delivery: como melhorar entregas na última milha
Se você tem um e-commerce, já sabe que nunca foi tão importante otimizar o processo de logística e entrega de produtos, especialmente no last mile.
Não é novidade para ninguém que a tecnologia mudou o mundo, as atividades humanas e a forma como nos relacionamos. Hoje, alguns poucos cliques são suficientes para concluir uma compra online.
Se comprar no e-commerce é tão rápido e fácil, é claro que as pessoas também esperam a mesma agilidade na entrega dos produtos. Não por outro motivo, uma das reclamações mais comuns entre os consumidores é o atraso – inclusive o de algumas horas.
É aí que entra o “last mile delivery” (em português, “última milha de entrega”). Esse termo é usado para o transporte de produtos do centro de distribuição até o destino final, como uma pessoa ou uma empresa.
Dizendo de maneira simples, a última milha de entrega cuida do momento em que o produto sai da prateleira do armazém e é direcionado para a transportadora até chegar na porta do cliente.
Estamos falando de uma questão de logística, como você já percebeu. Por isso, o last mile delivery exige muito cuidado, já que há variáveis relevantes como o trânsito dos grandes centros urbanos, a necessidade de paradas entre um ponto e outro, o acesso a pontos remotos etc.
Assim, não basta apenas pensar o last mile delivery como um processo fixo. Para aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes, é preciso melhorar a logística da última milha.
Por isso, a primeira dica é começar a usar indicadores de desempenho logístico.
Na prática, isso significa utilizar análises de métricas específicas para monitorar informações sobre como anda o empreendimento do ponto de vista logístico do last mile delivery. Com isso, é possível medir o percentual de entregas realizadas no prazo, a acuracidade do inventário, a performance interna no processamento de pedidos, entre outros.
A partir dessas análises, é possível identificar acertos e deficiências no last mile delivery, o que significa manter os pontos fortes e intervir diretamente na origem dos problemas. Ou seja, no final das contas estamos falando não só de melhorar a satisfação dos clientes, mas também de se posicionar melhor diante da concorrência.
Não importa o porte da empresa: esses dados são essenciais para melhorar as entregas last mile delivery e tornar o negócio mais eficiente, lucrativo e competitivo.
Dentro dessa lógica, outra dica é criar uma rotina logística para o estoque. Utilize os dados que você levantou para calcular o tempo de carregamento e serviços em rotas específicas para trabalhar com uma base estratégica.
E por falar em rotas, quem disse que só existe um jeito de escoar os produtos? Varie o transporte conforme as possibilidades de cada entrega – às vezes vale mais a pena entregar alguns produtos de bicicleta, por exemplo.
Por último e não menos importante, considere o Self Storage para armazenar os produtos e otimizar toda a cadeia logística até chegar ao last mile delivery. Mais estratégico do que um centro de distribuição fixo, o Self Storage garante a segurança do estoque e aproxima os produtos do consumidor final.
Melhorar as entregas da última milha passa por uma série de ações estratégicas que envolvem, acima de tudo, encurtar processos.
Last mile delivery: como melhorar entregas na última milha
- Trabalhar com indicadores logísticos;
- Criar rotinas logísticas para o estoque;
- Diversificar transportes no last mile delivery;
- Investir no armazenamento via Self Storage.
Esses são passos fundamentais para alavancar o last mile delivery do seu e-commerce!