Como guardar equipamentos fotográficos?
Você trabalha com fotografia ou cenografia? Gosta de fazer fotos para suas redes sociais? Ou é do tipo que só pega na câmera para clicar os produtos para vendê-los no e-commerce? De qualquer forma, parece que você pode precisar, em algum momento, guardar equipamentos fotográficos!
Não estamos falando apenas em proteger o seu patrimônio, já que equipamentos fotográficos têm alto custo, mas principalmente de manter a durabilidade e o desempenho das lentes e acessórios.
Se você faz fotos de maneira profissional, como hobbie ou como parte do seu negócio, sabe que manutenção e armazenamento de materiais não são luxo, mas necessidade.
Idealmente, a maior parte dos problemas poderia ser resolvida com o uso constante dos equipamentos. Afinal, eles estariam sempre recebendo luz e ventilação, tornando as superfícies impróprias para a multiplicação de fungos. Na prática, porém, muitas vezes ficamos dias, até semanas ou meses sem utilizar os equipamentos fotográficos. E aí, o que fazer?
É claro que cada um tem sua maneira particular de guardar os equipamentos fotográficos e a ideia aqui não é sair dizendo que as pessoas estão fazendo tudo errado.
O que esperamos mostrar, no entanto, é que existe um modo mais seguro de armazenar máquinas e lentes quando elas não estão nos cases para uso imediato. Despertamos a sua curiosidade? Então dá uma olhada nas dicas abaixo!
Nem muito úmido, nem muito seco
Todo mundo sabe que a umidade é um perigo para equipamentos fotográficos, pois favorece a proliferação de fungos, sem falar na condensação, quando há calor, que forma bolinhas de água nas lentes.
O que nem todo mundo sabe é que a secura também pode ser prejudicial. Ambientes muito secos podem danificar as borrachas e levar ao ressecamento do lubrificante do obturador e da lente objetiva.
Monte uma dry box para guardar equipamentos fotográficos
Para guardar máquinas e lentes, uma boa opção são os organizadores de plástico com travas. Como a caixa fica fechada, coloque saquinhos de sílica gel para absorver a umidade. Mas para quem quer seguir de fato as melhores práticas, nada se compara ao chamado “dry box” (caixa seca, em português).
No fundo, o “dry box” é uma caixa de plástico com alguns “plus”. Para criar o ambiente perfeito para guardar equipamentos fotográficos, você pode adicionar um pequeno aparelho elétrico anti mofo, que retira a umidade e inibe a proliferação de fungos e bactérias, de modo que a caixa pode ficar aberta e receber ventilação.
Utilize o Self Storage para guardar equipamentos fotográficos
Com tudo organizado dentro de caixas plásticas, de preferência caixas secas, é a hora de pensar onde armazenar isso tudo. Afinal, é bastante improvável que sua casa tenha espaço e as condições de temperatura e umidade do ar adequadas, não é mesmo?
Não tem problema, o Self Storage é a solução perfeita para o armazenamento de equipamentos fotográficos. Com base na quantidade de equipamentos e no tamanho do seu negócio, você pode escolher um box privativo ideal e prepará-lo com prateleiras e tomadas (para os aparelhos antimofo), tudo com acesso restrito, controlado por chaves, e disponível 24h por dia, todos os dias da semana.
Não é mais possível pensar em fotografia sem armazenamento de alto nível. O valor que você investiu em máquinas, lentes e acessórios exige cuidado para garantir a integridade e a durabilidade das peças.
Siga as melhores práticas para guardar seus equipamentos fotográficos e aposte no Self Storage para fechar com lente de ouro!