Redes sociais: como usá-las para impulsionar negócios
Não é novidade dizer que as redes sociais são um dos principais canais de comunicação entre as empresas e os consumidores. Basta rolar o feed do Facebook, navegar nos Stories do Instagram ou assistir a alguns vídeos no YouTube para ser exposto a conteúdos, anúncios, posts patrocinados etc.
Se algum tempo atrás a presença online era apenas um diferencial entre as médias e grandes empresas, agora até os pequenos negócios do bairro podem ser encontrados no Facebook e no Instagram. Não é por menos: se bem utilizadas, as redes sociais são uma ótima ferramenta para conquistar mais oportunidades, atrair clientes e impulsionar os negócios.
Assim, se você quer consolidar sua marca no ambiente online, é necessário aprender a utilizar bem as redes sociais escolhidas pela sua empresa – sim, escolhidas, pois cada rede tem suas características específicas e você deve escolher aquelas que atendem melhor aos seus objetivos.
E a primeira dica não poderia ser outra: conheça seu público-alvo. Esse é o primeiro passo, não importa se você já tem uma marca conhecida ou se decidiu faz pouco tempo que vai trabalhar com e-commerce.
Conhecer o perfil e as necessidades dos seus clientes (e potenciais clientes) é o passo inicial tanto para começar um relacionamento com eles quanto para estabelecer sua identidade online.
Pense no caso da Netflix, por exemplo, que interage e responde perguntas de usuários com gracinhas e “memes”. Um olhar desatento pode achar que esse tom adotado pela empresa deu certo por acaso, quando na verdade a Netflix entendeu o perfil dos clientes e configurou a própria identidade para se comunicar melhor com seu público e atrair novas pessoas.
Agora, enquanto você estuda seu cliente e desenha sua persona, é claro que outros estão fazendo o mesmo. É aí que entra o benchmarking! Essa estratégia consiste em entender seu posicionamento, isto é, comparar sua empresa com o seu setor, destaques dele ou seus concorrentes mais diretos, a fim de reunir insights sobre ações, tendências e ofertas que comprovadamente funcionam.
Não importa qual ou quais redes sociais sua empresa utilize, outro aspecto fundamental é a rotina de postagens. Nesse sentido, Facebook, Instagram e LinkedIn não são nada diferentes dos antigos blogs: se deixar parado, ninguém entra. Hoje em dia, um post de dois dias atrás já é quase sempre velho! Portanto, mantenha uma periodicidade estratégica, procurando um equilíbrio para não correr o risco do famoso “overposting”.
E é claro que em algum momento falaríamos da divulgação dos produtos e/ou serviços. Desde que as redes sociais – em especial o Facebook – mudaram a regra do jogo, diminuindo o alcance orgânico dos posts de marcas, o jeito passou a ser investir em anúncios. A dica de ouro, especialmente para quem tem uma loja virtual, é conciliar as estratégias orgânicas e pagas.
No primeiro caso, estamos falando das publicações do dia a dia que têm como objetivo manter o diálogo com os usuários. São esses posts que garantem consistência à presença da marca e engajam os seguidores.
Já no caso dos anúncios, aproveite para mirar em segmentos específicos do seu público, atrair novos clientes e atingir resultados mais rápidos.
Agora é a sua vez de experimentar as potencialidades das redes sociais para impulsionar o seu negócio. Conheça seu público, entenda seu posicionamento e comece a explorar estratégias orgânicas e pagas para gerar engajamento e ampliar suas vendas!