5 técnicas para liberar espaço em casa
Uma das dificuldades mais relatadas pelas pessoas durante o isolamento social é a de encontrar espaço para as atividades em casa. Mas está enganado quem acha que esse é um problema exclusivo de quem mora em lugares pequenos.
Quando o assunto é montar ambientes para fazer home office, relaxar ou se exercitar, o que está em jogo não é o tamanho do imóvel, mas sobretudo a organização.
Liberar espaço em casa não significa apenas ter mais cômodos, áreas e cantos livres, mas também garantir a funcionalidade de todos os ambientes. Os resultados de uma boa organização influenciam diretamente na qualidade de vida, no desempenho das tarefas domésticas e no próprio home office.
Se você busca formas de liberar o espaço em casa e conquistar ambientes mais agradáveis para suas tarefas diárias, não deixe de conhecer as 5 técnicas a seguir!
1.Pratique o desapego
Uma das coisas que mais gera bagunça e falta de espaço nas casas é o excesso de objetos. Muitos itens exigem muitos espaços de armazenamento, como estantes, gavetas, armários, o que por sua vez acaba por ocupar espaços que poderiam estar livres e/ou melhor utilizados.
Livre-se de tudo que não for essencial, evitando sobrecargas de itens que, além de tudo, poluem os ambientes. Espaços mais “clean” são ótimos para o trabalho e para os momentos de descanso, pois cansam menos a vista.
2.Reorganize os ambientes
A não ser que sua casa tenha sido totalmente planejada por um arquiteto, é provável que alguns cômodos estejam dispostos de forma pouco funcional. Repense a disposição dos móveis, identificando inclusive se todos eles são necessários nos ambientes em que estão.
Algumas dicas mais específicas: libere corredores e áreas de passagem, livre-se de camisetas e roupas velhas, invista em prateleiras e nichos para organizar objetos no escritório e libere as superfícies guardando objetos em caixas.
3. Calcule sua bagunça
Sim, essa parece ser uma técnica estranha, mas ela faz todo sentido. Vamos falar a verdade: é muito improvável, quase impossível que você consiga passar o dia sem fazer nenhuma bagunça, por menor que ela seja. O truque, nesse caso, é aprender a “calcular” a bagunça diária.
Conheça a dinâmica da sua casa e se pergunte quais são as coisas que acabam todo dia fora de lugar. São cadernos e documentos sobre a mesa? Louça acumulada? Brinquedos das crianças? Reserve espaços fixos para essas bagunças e organize-se para arrumá-las em horários específicos e evitar que o acúmulo consuma os espaços.
4.Utilize as paredes
Uma ótima forma de liberar o chão e otimizar espaços pequenos é aproveitar o espaço vertical. Vasos de planta, enfeites, ferramentas, panelas, esses são alguns dos itens que você pode deixar pendurados ou em prateleiras. Isso não só deixa os ambientes muito mais funcionais como também está super na moda.
Vamos imaginar o caso das panelas. Geralmente elas ficam guardadas dentro de um armário ou embaixo da pia, certo? Seja onde for, quase sempre que vamos cozinhar precisamos abaixar ou ficar na ponta do pé. Pendurando as panelas, ficam sempre ao alcance e liberam espaços que podem ser melhor ocupados por itens pesados como a batedeira ou máquina de café.
5.Esqueça o quartinho da bagunça
Não se engane com a velha ideia de montar um “quartinho da bagunça”. Só o nome dele devia ser suficiente para você nunca considerar essa opção. Afinal, se tem bagunça, significa que algum cômodo está sendo mal utilizado e ocupando espaço.
Uma solução moderna e eficiente para liberar espaço em casa, quando você já se livrou dos excessos e ainda tem muita coisa, é alugar um self storage. Assim é possível armazenar seus itens de forma prática e segura sem precisar ocupar cômodos de casa com bagunça.
Liberar espaço em casa hoje em dia é fundamental para o bem-estar das famílias e para que a rotina prossiga de forma eficiente e adequada, garantindo boas condições de trabalho e descanso. Aplique as técnicas que você acabou de aprender e confirme a diferença!