Estoque parado: como resolver?
Um dos maiores pesadelos dos lojistas e comerciantes é o chamado estoque parado. Isso porque, ao contrário do que alguns acreditam, o estoque não representa apenas produtos armazenados, mas também todo o dinheiro que é continuamente investido para garantir esse armazenamento.
Não é à toa que dizemos que um estoque parado representa dinheiro parado. Basta pensar: para que os produtos fossem armazenados, parte da verba deixou de ser empregada em outras áreas da atividade, o que só se justifica quando há giro de estoque, isto é, quando as mercadorias chegam ao cliente final e compensam o investimento.
Por isso, fazer um bom controle de estoque é essencial para evitar prejuízos financeiros, garantindo o funcionamento das operações. E se for tarde demais, as vendas caírem e os produtos encalharem, o que fazer?
Faça uma boa gestão de estoque
Seja para evitar um estoque parado, seja para resolver o problema quando ele já existe, o primeiro passo é fazer uma gestão eficiente de estoque. Para isso, é preciso conhecer a rotatividade de estoque, o que permite limitar a quantidade de itens que têm pouca saída, o que ajuda a evitar que produtos encalhem.
Mas atenção! Isso não significa que vale a pena correr o risco de deixar faltar algum produto. A ausência de itens também afeta as vendas, uma vez que a oferta pode não acompanhar a demanda dos clientes, que buscarão os produtos em outro lugar e, por tabela, ainda deixarão de comprar outros produtos que já compravam – o que pode agravar os problemas de estoque.
Faça promoções
Produtos parados perdem o valor a cada dia. Se já estão parados e forem mantidas as mesmas condições de venda, a tendência é que o cenário se mantenha, certo? Por esse motivo, é necessário alterar alguma das variáveis, como o preço das mercadorias.
Promoções são ótimas alternativas em prol da saúde financeira do comércio, porque ainda que o investimento nos produtos tenha sido elevado, a recuperação parcial é muito melhor do que a perda total do valor gasto.
E não se esqueça: fazer promoções não é apenas baixar os preços, mas de fato promover os produtos. Use as redes sociais para criar anúncios atrativos para seu público-alvo, divulgando os itens que estão parados no seu estoque.
Utilize o Self Storage para o estoque
Um bom gerenciamento de estoque requer diversos cuidados, como um inventário completo de mercadorias e um rígido controle de entrada e saída, sem falar no armazenamento adequado para evitar danos e decaimentos. Estoque parado nunca é uma boa, mas é pior ainda em condições inadequadas de armazenamento.
Muitos lojistas e comerciantes continuam alugando imóveis unicamente para armazenar produtos excedentes, o que representa muitas despesas que poderiam ser evitadas – e isso é especialmente importante neste momento. Uma solução mais estratégica é o Self Storage, que permite armazenar itens em boxes privativos em ótimas condições de escoamento e conservação.
Aproveite e confira dicas para organizar o seu box da melhor forma e garantir que o estoque esteja sempre em perfeitas condições.
Difícil imaginar alguma coisa no mundo dos negócios que não possa ser melhorada com boa gestão. A mesma regra vale para o estoque. Cuidar de cada etapa desde o início é a garantia de que, mesmo diante dos problemas, as soluções já estejam encaminhadas.