Como fazer uma noite de queijos e vinhos em casa?
Com o friozinho chegando não tem nada melhor do que programações mais aconchegantes. Certamente, agora vai ficar mais fácil e prazeroso ficar em casa, não é? Então, para tornar a sua quarentena mais agradável, nossa sugestão é que você organize um jantarzinho especial, mais especificamente uma noite de queijos e vinhos – é prático, uma delícia e não exige habilidades na cozinha!
Para te ajudar a montar uma noite perfeita (e quem sabe uma nova tradição nessa quarentena?), veja abaixo algumas dicas:
Cardápio de queijos e acompanhamentos
Antes de fazer as compras para sua noite de queijos e vinhos em casa, avalie a quantidade de pessoas que vão participar. É uma programação a dois ou envolve a família também – ou outros moradores da sua casa? A quantidade média de consumo de queijo é de 250g por pessoa (se você for servir apenas queijo) e 150g (caso sirva acompanhamentos).
O ideal é servir uma variedade de pelo menos quatro queijos e eles devem ter características diferentes. Existem muitas formas de categorizar os queijos, como tempo de maturação e até o tipo de leite usado. Ainda, para aqueles intolerantes à lactose ou para os veganos, existem queijos a base de soja, tubérculos ou castanhas.
A maneira mais simples de classificá-los na hora de montar o cardápio e harmonizá-los é por sua textura e sabor.
Tente equilibrar sua tábua, escolhendo pelo menos um tipo de cada categoria:
- Queijos azuis de sabor forte (ex.: Roquefort,Gorgonzola)
- Queijos duros de sabor forte (ex.: Parmesão, Grana Padano,Gruyère)
- Queijos semi duros de sabor suave (ex.: Emmental, Gouda, Reino)
- Queijos moles de sabor suave (ex.: Brie, Camembert, Saint Paulin)
- Queijos frescos de sabor suave (ex.: Queijo de Cabra, Mascarpone, Cottage)
- Queijos veganos (ex.: Tofu, Queijo de castanha de caju ou amêndoas, Queijo de mandioca. Você pode fazer o seu em casa ou comprar pronto, pois já existem boas opções em redes de supermercado ou mercados de produtos naturais).
Além dos queijos, você também pode servir alguns acompanhamentos como: pães e torradas; patês, geleias, azeite e mel; frutas da estação; tábua de frios e caldos.
A escolha dos vinhos
Você não precisa ser um sommelier para saber escolher um bom vinho ou mesmo fazer uma harmonização. E nós sabemos que, apesar dessa noite de queijos e vinhos ser um evento especial e preparado com carinho, também precisa ser o mais “relax” possível! Ou seja, não exigir uma grande preocupação com o seu planejamento e detalhes técnicos.
Vamos explicar brevemente os principais tipos de vinho encontrados no Brasil, apenas para que você possa combiná-los ao seu gosto (e à preferência daqueles que participarão desta noite com você):
Vinhos Tintos
- Merlot: macio, com aromas de carvalho e especiarias
- Cabernet Sauvignon: encorpado, com acidez marcante
- Carménère: rubi intenso, aroma frutado e herbáceo
- Malbec: encorpado e intenso, com aroma de frutas vermelhas e pretas maduras
- Pinot Noir: leve e frutado
Vinhos Rosés
- Provence: seco suave, elegante e frutado (80% de todo vinho rosé produzido no mundo)
- Vale do Loire: seco, com aromas herbais e picantes
Vinhos Brancos
- Vinho Verde: acidez marcante, aroma cítrico e baixo teor alcoólico
- Chardonnay: leve e versátil, pode ser frutado ou amadeirado (dependendo da região onde foi produzido)
- Sauvignon Blanc: aromático, refrescante em sua essência e com aroma amadeirado
- Moscatel: frisante e adocicado
Harmonização dos vinhos e queijos
Para acertar em cheio nesta noite de queijos e vinhos, o programa ideal para a quarentena, a gente garante: a harmonização de vinhos não precisa ser seguida à risca. Sinta-se à vontade para escolher os vinhos levando em consideração suas preferências pessoais também!
Entretanto, caso você queira escolher um vinho para cada tipo de queijo ou apresentar as harmonizações para quem estiver com você, aqui vão algumas orientações:
- Queijos azuis: funcionam com vinhos mais doces e encorpados como Carménère, Merlot, Vinhos de Sobremesa e Vinho do Porto.
- Queijos duros: por terem sabor mais complexo combinam com vinhos tintos encorpados, como Malbec, Cabernet Sauvignon e Bordeaux.
- Queijos semi duros: combinam bem com vinhos brancos de aroma forte ou com tintos leves e frutados, como Sauvignon Blanc e Pinot Noir.
- Queijos moles: harmonizam com espumantes e moscatéis pela contraposição do sal do queijo com a efervescência do vinho, ou também com Riesling e Gewürztraminer.
- Queijos frescos: vão bem com vinhos brancos leves e secos, com bastante acidez, como os Sauvignon Blanc e Chardonnay.
A quantidade vai variar muito de acordo com o perfil das pessoas. Geralmente, a estimativa mínima é de uma garrafa a cada duas.
Decoração temática
O queijo é uma das estrelas da noite, portanto ele merece um lugar de destaque na decoração. Monte uma mesa principal, com tábuas de madeira para os queijos e suas respectivas facas. Uma ideia bacana é colocar plaquinhas de identificação em cada um deles e, caso queira, escreva também o vinho com que cada um combina.
Pense na organização dos utensílios que serão usados, como facas, petisqueiras, taças, pratinhos e bowls (caso você opte por servir caldos também). O ideal é ter um espaço para que não fiquem desorganizados na mesa e atrapalhem o acesso às comidinhas.
A comida aqui já monta uma mesa tão bonita, que você não precisará se preocupar com outros elementos. Mas, como a ideia é criar um ambiente aconchegante, você pode decorar a mesa e sala de jantar com velas e vasinhos com flores.
E por que não usar garrafas de vinho vazias como vasos? Complementa perfeitamente a nossa decoração temática da noite de queijos e vinhos!
Esperamos que essas dicas te ajudem a organizar uma noite de queijos e vinhos impecável. O toque final, e que faz toda a diferença, é o carinho com que você vai preparar tudo e organizar o espaço!
Para tornar a sua casa mais aconchegante, mudando a decoração ou simplesmente removendo alguns objetos para deixá-la mais ampla, conte os boxes particulares do DEPOSITe para armazenar seus itens e retirá-los sempre que quiser.
Veja como funciona a locação de boxes no Self Storage em tempos de isolamento social. Se tiver dúvidas, entre em contato com a gente!
Fonte: https://www.clubedosvinhos.com.br/como-harmonizar-vinhos-e-queijos/