Cuidados necessários para quem vai mudar de casa
Mudança. Um momento que pode ser inspirador para marcar uma nova etapa, uma nova rotina, uma nova vida. E que pode também ser uma grande dor de cabeça. Isso porque, além do esforço físico – caixas e mais caixas, malas, móveis etc. – há também todo um processo burocrático, sem falar na carga emocional envolvida para lidar com o desapego.
Para que a mudança seja menos dor de cabeça, estresse e contratempos, e mais uma oportunidade de renovação, há uma série de cuidados que podem (e devem!) ser tomados para garantir uma transição eficaz e sem transtornos. Confira algumas dicas que separamos especialmente para quem vai se mudar de casa (ou de apartamento).
-
Planejamento
Não existe mágica: para que as coisas funcionem bem, é preciso planejar todo o processo de mudança. O primeiro cuidado que você deve ter é definir um prazo, que, obviamente, você não vai deixar para a data limite.
Faça uma lista de todas as providências que devem ser tomadas e coloque-as em ordem de importância. Aproveite para relacionar todos os objetos que você tem em casa, não importa se grandes armários ou pequenos itens de decoração. Isso ajudará você a decidir o que deve ser levado para a nova casa e o que fica para trás, o que nos leva à próxima dica.
- Desapego
Se tiver feito um bom planejamento, listando as coisas que tem em casa, sem dúvida você vai perceber que tem roupas e outros itens que ocupam espaço e perderam a utilidade faz tempo, ou às vezes vai descobrir que tem coisas que nem lembrava que tinha.
Exercite o desapego e doe tudo aquilo que você não usa e que pode ser aproveitado por outras pessoas. Não apenas estará praticando uma boa ação, como ocupando menos espaço nas caixas para sua mudança, além de evitar na nova casa o acúmulo que fazia na casa antiga.
Continue no nosso blog:
- Como usar o Self Storage para montar seu ateliê
- Como Evitar Stress Durante a Reforma
- Em que momentos o Self Storage pode ajudar sua empresa
- Proteja as roupas
Fazendo as coisas na pressa, muita gente simplesmente dobra as roupas e as coloca dentro de caixas para transporte. Chegando na casa nova, descobrem que estão todas sujas e precisam gastar tempo, água e sabão lavando tudo de novo.
As caixas de mudança são itens práticos porém sujos, geralmente adquiridos em supermercados. Coloque as roupas dentro de sacos plásticos antes de colocá-las nas caixas, o que evita com que fiquem sujas durante o trajeto. Além disso, quando estamos falando de casa nova, muitas vezes ela foi reformada recentemente ou acabou de ser construída, o que significa que também poderá estar suja.
E pensando nesse último ponto: se tiver sido reformada ou recém-construída, o que fazer com os materiais de construção, onde guardar os móveis (antigos ou novos) e outros itens até que a casa esteja devidamente pronta e limpa? Então confira nossa última dica.
- Armazenamento
Mesmo com um planejamento seguro, nem sempre é possível antecipar todos os imprevistos, principalmente quando a casa nova passou por uma reforma ou acabou de ser erguida. Imagine que você acaba de se mudar e ainda falta pintar as paredes. Você não gostaria de correr o risco de ver ainda mais sujeira, não é? Mas e o que fazer com todos os móveis e objetos para que fiquem limpos e livres de umidade?
Para isso existe o self storage da DEPOSITe: um espaço flexível para locação de boxes de todos os tamanhos, ótimo para o armazenamento de móveis, materiais de construção e outros pertences com praticidade e segurança. Afinal, o self storage tem monitoramento 24h por dia, incluindo finais de semana, e possui acesso restrito e controlado por senha.
A mudança pode ser um processo transformador. Com um bom planejamento e seguindo algumas práticas, essa etapa tem de tudo para ser uma boa memória na sua vida.