O Panorama do e-commerce no Brasil.
De acordo com dados da 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), até outubro de 2017 o Brasil terá um Smartphone em uso por habitante, ou seja, mais de 208 milhões de aparelhos. Além disso, também entram nessa conta de acessibilidade os mais de 162 milhões de computadores existentes – uma média de quatro computadores a cada cinco habitantes.
Essas tecnologias impactam diretamente a vida das pessoas e principalmente a forma como elas realizam suas atividades.
Os consumidores buscam cada vez mais conforto, flexibilidade e acesso a produtos diferentes. E tudo isso representa um potencial gigantesco para o e-commerce no Brasil.
Em 2016 o setor gerou 718 mil empregos e teve faturamento de mais de 53 bilhões. Para 2017, a expectativa é que o e-commerce nacional cresça 12% em relação a 2016, faturando 59,9 bilhões, de acordo com previsão da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Espera-se encerrar o ano com mais de 200 milhões de pedidos nas lojas virtuais.
Desde que teve início no Brasil, há mais de 20 anos; o e-commerce tem causado uma democratização no varejo – pequenas empresas conseguem concorrer de igual para igual com as grandes. Ainda de acordo com os dados da ABComm, a participação das PMEs no faturamento do comércio eletrônico deve chegar a 25% este ano.
Vivemos agora um movimento de consolidação e profissionalização dessas companhias. Abrir um e-commerce ainda pode ser mais simples do que uma loja física, mas o processo vai muito além de criar um site bonito e esperar que os clientes cliquem em “comprar”. É importante criar uma operação organizada; competir nos preços; entregar com rapidez e oferecer uma boa experiência ao consumidor.
Além de investir na plataforma de compra, que contempla um site atrativo e de fácil navegação, com formas de pagamento seguras; é essencial que o pequeno e médio empresário entenda a importância da estrutura física de seu negócio; seja para estoque; entrega ou até mesmo funções administrativas. É isso mesmo! Não é porque seu negócio é online que você não vai precisar de uma estrutura física para trabalhar.
Para solucionar os problemas de logística, muitas empresas de e-commerce têm alugado espaços, como os boxes de self storage.
Eles são interessantes tanto para aqueles que querem manter os produtos de forma organizada e sem risco de danos ou furtos. Quanto para os que querem usá-los como pontos de distribuição para lugares mais distantes. A grande vantagem é poder locar espaços de tamanhos que variam de acordo com sua necessidade e pelo tempo que precisar.
Já se seu objetivo é ter um espaço físico ou endereço comercial, sem gastar demais com reforma, infraestrutura e mensalidade; uma ótima opção é alugar uma sala comercial que já venha prontinha para receber seu negócio.
A DEPOSITe é uma empresa localizada em Sorocaba, que oferece salas comerciais e boxes de self storage para aluguel. Com contratos flexíveis, preços justos e ausência de burocracia, você pode encontrar o local ideal para trabalhar ou até mesmo para armazenar seus produtos – tudo isso com estrutura completa e segurança 24. Venha conversar conosco para saber o que podemos fazer pela sua empresa!