Reforma? confira 6 ideias para economizar
Algumas pessoas não podem ouvir a palavra “reforma” que já sentem dor de cabeça. Quem já passou por uma ou já viu uma de perto sabe o quanto o processo pode ser trabalhoso, cansativo e caro. Mas isso não é uma regra!
Afinal, reformar o seu lar também significa deixar o seu cantinho ainda mais confortável, especial e com a sua cara (ou da família toda). E claro, você também não precisa fazer tudo de uma vez, pode ir aos poucos.
Por isso, para quem vai ou pretende reformar a casa ou o apartamento, a melhor forma de começar é definir por qual cômodo iniciar a reforma e, em seguida, delimitar o orçamento para tal.
Pois quanto a isso não há dúvidas, para reformar com tranquilidade é preciso aliviar as coisas onde “o bicho pega” – no seu bolso. Sendo assim, não deixe de conferir 6 ideias para economizar na reforma e poder curtir com a família e amigos com menos preocupações financeiras.
- Faça um planejamento detalhado da sua reforma
Colocar as coisas em números é difícil, mas não seria muito arriscado dizer que 90% das reformas que se tornam um problema não tiveram um bom planejamento. Então não tem como fugir, você deve avaliar suas condições financeiras cautelosamento para saber quanto vai poder gastar. Além disso, um bom planejamento pode ajudar a escolher pequenas transformações para fazer você mesmo.
- Faça a reforma por etapas
Nem sempre é possível fazer toda a reforma de uma vez; neste caso, divida o processo em etapas, priorizando alguns cômodos. Uma boa forma de definir prioridades é dividindo os objetivos em essenciais e desejáveis. Cuide dos primeiros e, caso as coisas andem bem, dedique a fase final aos últimos. Nesse momento, talvez o banheiro das crianças seja mais importante que a área do jardim, por exemplo.
- Contrate bons profissionais
A não ser que você seja arquiteto ou engenheiro, vamos combinar que dificilmente você vai conseguir fazer um bom planejamento sozinho. Somente um profissional capacitado pode não só fazer o desenho da reforma, mas também orientar a execução, calcular os prazos e custos de cada etapa.
E se isso vale para o planejamento, também vale para a mão de obra. Quando for fazer a cotação, cuidado para não se deixar seduzir pelos preços baratos que, muitas vezes, significam trabalho pouco capacitado.
- Escolha bem os materiais
Se você estiver orientado por um bom profissional, não terá problemas com a compra de materiais. No entanto, essa é uma etapa que você precisa olhar de perto, já que ninguém sabe mais do que você mesmo como quer sua própria reforma.
Às vezes um arquiteto imagina espelhos e torneiras de luxo para os banheiros e você sabe que essa não é uma prioridade. Por isso, escolha materiais conforme seu estilo de vida. E é claro: pesquise, conheça fornecedores e dê especial atenção para as marcas respeitadas no mercado.
- Estude e negocie as formas de pagamento
Saber pechinchar e negociar melhores condições de pagamento é uma dica para a vida. Hoje, com a pandemia, é ainda mais importante saber usar essa estratégia. Com a crise, muitos varejistas se viram forçados a negociar preços e formas de pagamento. Prefira sempre grandes compras e negocie prazos e descontos para fazer tudo caber no orçamento da sua reforma.
- Alugue um Self Storage
Por fim, mas não menos importante, o que fazer com os móveis e objetos de decoração durante a reforma? Ou com aqueles que você decidiu guardar por tempo indeterminado a fim de liberar espaço em casa?
É verdade que muita gente prefere deixar tudo em casa e cobrir com panos, sacos plásticos, lonas. Vamos falar a verdade: depois de todo tempo e dinheiro dedicados à reforma, você acha que vale a pena arriscar danificar seus móveis e itens? Para sua tranquilidade e segurança, alugue um Self Storage para armazenar tudo o que for preciso até a poeira baixar, literalmente.
Reformas são mesmo estressantes, essa é a verdade. Mas você pode facilitar o processo e aliviar seu bolso – e esse tipo de organização ainda fará bem para sua saúde mental. Siga essas dicas para economizar e garantir a integridade dos seus móveis até a hora de eles voltarem para a “nova” casa.