5 vantagens de trabalhar em um coworking
O coworking é uma nova concepção de trabalho que vem ganhando popularidade no país nos últimos anos. A ideia é até simples: unir profissionais independentes, ou até mesmo startups e pequenas empresas, em um espaço comum para desenvolver suas atividades sem as distrações dos espaços públicos ou o isolamento do home office.
Nesse novo modelo, os espaços são estrategicamente pensados para permitir não apenas conforto e interação, mas também para reduzir custos e melhorar a produtividade do trabalho. Ou seja, para as empresas que estão começando o coworking também é uma excelente opção, uma vez que reduz muito os custos fixos.
Conheça 5 vantagens do coworking e veja por que ele pode ser uma ótima solução, não importa se você tem uma startup, uma empresa ou se é freelancer.
- Redução dos custos
Ainda que você ache que o ambiente não tem tanta importância para desenvolver seus trabalhos, o coworking é economicamente vantajoso em relação aos escritórios tradicionais. As despesas comuns como aluguel, luz, água, IPTU e afins ultrapassam o valor de um coworking – no qual se paga uma “mensalidade”, na qual já estão inclusas a locação do espaço e as contas, que são compartilhadas.
“Mas e se meu trabalho exige um lugar para guardar documentos e produtos?”
Nesse caso, uma excelente opção é alugar um self storage – boxes privativos, de variados tamanhos e modelos, perfeitos para organizar e armazenar todo tipo de item com praticidade e segurança.
- Networking
O carro-chefe do coworking. É claro que trabalhar em um ambiente compartilhado não significa apenas ganhar mais “bom dia” do que antes: é a chance de conhecer novos profissionais, conectar-se com outras pessoas e, por que não, construir parcerias e projetos. Não à toa, muitos espaços têm programações comuns semanal ou mensalmente, com o objetivo de melhor integrar os profissionais e permitir que discutam suas ideias.
- Aumento da produtividade
Fugindo da confusão dos espaços abertos e da solidão do home office, não apenas o dia a dia se torna mais agradável, como a produtividade aumenta de modo significativo. Compartilhar um espaço com pessoas que também estão ali para trabalhar reduz as distrações, melhora o ritmo e a disposição. Quem trabalha em coworking costuma dizer que o espaço é “contagiante”: existe um clima de foco e inovação que “contaminam” quem está ali. Além disso, você não precisa gastar tempo e esforço se preocupando com contas, reformas, luz, internet… Nada mal, não é mesmo?
- Melhor qualidade de vida
Com as vantagens anteriores, você já deve ter intuído esse outro aspecto do coworking. A rotina de um escritório ou sala comercial tradicional costuma ser estressante, o que não apenas diminui a produtividade como também interfere na sua vida pessoal. Nos espaços de coworking, dependendo do seu perfil, você poderá se sentir mais disposto para trabalhar e também para levar o dia a dia de modo geral, podendo curtir os momentos de lazer sem as preocupações do trabalho.
- Possibilidade de ganhar mais
Os benefícios do coworking estão todos interligados. Não é diferente o caso desse 5º benefício, afinal, com aumento de produtividade e possibilidade de criação de novas parcerias e projetos por conta do networking, você tem uma oportunidade de ouro, quase literalmente: é possível aumentar (e muito) seus rendimentos ao final do ano, podendo investir em outras atividades, pessoais e/ou profissionais.
Por tudo isso, o coworking é uma realidade incrível que você precisa conhecer: menos gastos, mais foco e disposição, mais contatos e melhor qualidade de vida. Trabalhar pode ser uma atividade prazerosa de um modo que você nunca imaginou!