Conheça 5 tendências de tecnologia no e-commerce para 2024
Veja quais são as soluções tecnológicas mais requisitadas para os e-commerces e saiba como aplicá-las em sua loja virtual
Quando se trata de inovação, o uso de soluções tecnológicas é a primeira coisa que vem em mente. Com transformações constantes, a tecnologia no e-commerce também muda rapidamente, e é preciso conhecer as principais ferramentas que podem ajudar a trazer mais sucesso para o negócio.
E por mais que muitos relacionem inovação tecnológica com conceitos muito avançados, alguns sistemas e soluções são acessíveis e fáceis de incorporar no dia a dia, oferecendo automação de tarefas, criação de relatórios completos e agilidade em processos repetitivos.
Além disso, dados da Abcomm (Associação brasileira de Comércio Eletrônico) indicam que os dispositivos mobile tomaram lugar do desktop como principais aparelhos utilizados para fazer uma compra, o que significa que o planejamento estratégico do comércio eletrônico deve ter como prioridade a usabilidade nesses equipamentos.
Para completar, o público também muda suas preferências de compra, portanto é preciso estar atento às tendências para saber como melhor atender aos clientes.
Tecnologia no e-commerce
O e-commerce já é, por natureza, tecnológico, já que existe somente no on-line. Mas as soluções para esse serviço se atualizam conforme a tecnologia avança, e conhecer as ferramentas que serão tendência em 2024 permitirá que as empresas atendam melhor seu público, ampliem suas vendas e aumentem o faturamento.
Confira as principais tecnologias para o e-commerce em 2024:
1- Omnichannel
Esse conceito não é novo, mas tem evoluído e, para os consumidores, se torna atrativo ao permitir uma experiência de compra personalizada. O omnichannel implica na união dos canais de venda e divulgação, criando um sistema único onde tudo está integrado.
Assim, a empresa tem um entendimento mais completo de seu público-alvo, fazendo campanhas de marketing mais assertivas.
Para isso, toda a estrutura do e-commerce deve ser pensada como uma coisa só – desde a comunicação integrada entre canais, e alinhada com o estoque, até o processo de devolução. A ideia é que o potencial cliente possa acessar a loja em diferentes formatos, aumentando as chances de finalizar uma compra e, consequentemente, aumentando sua satisfação.
A comunicação, porém, não diz respeito somente a ações de marketing, mas envolve os canais de atendimento, como chats no site e WhatsApp.
2- Chatbots
Esse é o aspecto do negócio onde melhor se encaixa o uso de Inteligência Artificial. Os chatbots, ou robôs de atendimento, são sistemas previamente programados para atender os clientes automaticamente. Esses sistemas têm se tornado cada vez mais complexos com o avanço na tecnologia GPT, já conhecida pelo público por conta do ChatGPT.
Quanto mais esses sistemas são utilizados, melhor equipados eles se tornam para compreender e replicar a linguagem humana, permitindo uma comunicação mais eficiente.
Além disso, por ser automatizado, esse sistema permite a análise das interações com o cliente, e pode fornecer insights importantes sobre as principais dúvidas e problemas trazidos pelos usuários, ajudando os e-commerces a planejar melhorias.
3- Busca por voz
Outra tendência que deve se fortalecer em 2024 é o comando por voz. Com o aumento de dispositivos com assistência virtual, como Alexa e Siri, também fica mais comum o hábito de fazer pesquisas com o apoio desses aparelhos.
Segundo pesquisa da Mobile Time/Opinion Box, 67% dos brasileiros com acesso a smartphones e internet já utilizaram esse recurso para fazer pesquisas.
Além disso, o comando por voz amplia o acesso de usuários, já que se torna uma ferramenta acessível para pessoas com deficiência visual, física ou até não alfabetizadas, promovendo inclusão e permitindo que esse grupo aumente sua autonomia de compra.
Para os e-commerces que pretendem fortalecer esse aspecto e melhorar o resultado de pesquisas para usuários, o ideal é apostar em softwares especializados em reconhecimento de voz, que também usam inteligência artificial para compreender o que é pedido e trazer resultados que atendam aos clientes.
4- Análise de dados
Toda empresa precisa analisar dados para compreender seu cenário atual e fazer previsões. Porém, com os avanços nos sistemas de análise de dados esse processo ficou mais complexo, e também mais eficiente. Com tanta informação disponível na internet, é preciso saber usar os recursos corretos para ter dados precisos sobre o negócio e indicadores que ajudarão no planejamento estratégico.
Alguns sistemas comuns como o Google Analytics já apresentam relatórios completos que ajudam a entender quem são os clientes que acessam o site, de onde vem, qual seu perfil e a jornada que seguem até concluir ou não uma compra.
Porém, há diversas soluções hoje que permitem a criação de relatórios completos que ajudam o e-commerce a fazer previsões e otimizar processos. Alguns exemplos de soluções que reúnem dados são Hotjar e Semrush.
5- Vitrine digital e recomendação
Uma vitrine de loja física é igual para todos que passam por ela. Assim, seu conteúdo vai interessar a alguns, mas pode não atrair outros. Quando se fala em digital, uma das possibilidades de atração de compradores é justamente oferecer conteúdos customizados para cada um.
Com isso, ao entrar em um site, cada pessoa verá uma “vitrine” própria, atualizada com produtos que têm mais chance de atender ao gosto e desejo pessoal de cada um.
Isso é feito através de um sistema de recomendação que utiliza algoritmos e, além da página inicial do e-commerce, pode e deve ser aplicado em outros momentos. Uma loja de roupas, por exemplo, pode indicar produtos similares quando alguém clica em uma calça, como uma blusa que combine com a peça.
Essas são as principais tendências de tecnologia no e-commerce em 2024 e, como podemos ver, se utilizam de inovações como internet das coisas e inteligência artificial para oferecer uma experiência customizada e ágil para os clientes.