Confira as 5 principais tendências para as redes sociais em 2024
Veja quais as novidades que atrairão os usuários de redes sociais em 2024 e como conquistar novos públicos com as plataformas digitais
Quando se popularizou na época da pandemia, o TikTok era claramente uma rede para o público mais jovem e os adolescentes eram os que mais produziam e consumiam conteúdo por lá. Muita coisa mudou desde então e os baby boomers têm se tornado uma parcela importante de acesso à plataforma. Essa é apenas uma das tendências para as redes sociais em 2024, e vamos comentar as principais novidades neste texto.
Para as pessoas físicas, essas plataformas são lugares onde compartilham pensamentos e momentos de seu dia, mas a quantidade de tempo gasto nas redes sociais apontou uma oportunidade para as marcas serem notadas por esses usuários.
Assim, esse espaço se tornou um importante meio para as organizações se comunicarem com seu público, apresentar sua marca e fazer novos clientes. Hoje, as redes sociais são capazes de contribuir com a receita das empresas e alguns negócios acontecem exclusivamente no Instagram ou Facebook.
Tendências para as redes sociais
Mesmo estabelecidos como canais estratégicos para as marcas, as redes estão em constante transformação. Os desejos dos usuários, além da perspectiva de criar conteúdos em novos formatos fazem com que essas plataformas estejam em constante atualização.
Em 2024 não será diferente, e veremos transformações que afetarão o planejamento digital das marcas. Confira as principais novidades que estarão em alta no próximo ano:
O boom do TikTok
Depois que a rede de vídeos estourou e entrou de vez para a lista das mais utilizadas no mundo, parecia que o cenário já estava definido: a geração Z dominava a plataforma impulsionando trends que eventualmente ultrapassavam a rede.
Mas o TikTok continua se transformando e crescendo, e em 2024 vai ser o principal destino dos investimentos em mídias sociais. Hoje, a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e está transcendendo a faixa etária imaginada.
Segundo um relatório da GWI, esse público apresentou 27% de crescimento em sua participação na rede e no próximo ano, as marcas devem se atentar à produção de conteúdo voltada para esse perfil, que inclui pessoas nascidas entre 1945 e 1964.
Vídeo e áudio
Vídeos curtos continuarão a apresentar melhores resultados para as marcas. Já aderido pelo Instagram e, claro, TikTok, também é popular no Facebook e é a melhor forma de ser acessado por consumidores em potencial.
E nem é preciso criar uma grande produção, já que os clipes fragmentados, com os cortes secos feitos pela própria plataforma, sem grandes edições, são os que têm melhor penetração. Isso ainda aponta para o poder de influenciadores digitais, que são os mais adequados para fortalecer o diálogo entre marca e usuários.
Já os áudios são uma novidade. No WhatsApp eles já são comuns, mas o X (mais conhecido como Twitter) já trabalha com sucesso esse formato e outras redes devem aderir.
Menos redes
Não, não há nenhuma previsão que aponte para a diminuição do consumo de redes sociais. Mas há, sim, um caminho melhor para as marcas atingirem seu público: escolhendo a plataforma correta. Ao invés de estar em todo lugar, as empresas vão priorizar as redes que fazem mais sentido para o seu público.
Pense bem: cada rede tem uma linguagem, formato e estilo distinto. Vale a pena produzir conteúdo diferente para todas? Muitas empresas não têm tempo nem dinheiro para criar tanto conteúdo, e nem devem.
Em 2024, o foco será naquelas plataformas que realmente trazem resultados e que são alinhadas com o perfil da marca e seu público-alvo.
Canais de venda
Não é novidade que muitas redes têm configurações que permitem comprar diretamente de lá. O Instagram trabalha essa estratégia de social commerce, assim como Facebook e Pinterest. Porém, de modo geral as marcas usam essas plataformas como um caminho que levará os usuários para o site, onde a compra será concluída.
A tendência para 2024 é que os formatos de venda nas redes fiquem mais sofisticados, tornando as plataformas o próprio ambiente onde a compra será feita pelo próprio celular.
Conexão profunda
Para os usuários, será importante criar uma conexão com a marca para consumí-la. Portanto, as empresas terão que ir além de apenas apresentar seu produto, e começar a contar suas histórias.
O storytelling é um recurso poderoso que ajuda a fazer com que os usuários se identifiquem com a história da marca e seu propósito. Por isso, elas também devem ser autênticas e focar em sua personalidade.
Integridade e transparência também são pontos que interessam os consumidores, portanto ser autêntico oferecerá um diferencial competitivo.
As tendências para as redes sociais em 2024 são um reflexo do público e acabam se transformando conforme as pessoas mudam seus hábitos, descobrem novas redes que os interessam mais ou adaptam seus momentos de descanso no celular com suas rotinas.